Instituição informou que desde primeiros registros de casos da doença no país, tem tomado medidas de higienização e segurança para afastar riscos de contaminação

Vila São Cottolengo | Foto: Reprodução

A Vila São Cottolengo informou nesta quarta-feira, 22, que a instituição registrou um caso confirmado do novo coronavírus. O homem de 36 anos de idade está em isolamento, sem sintomas graves, apenas coriza, e passa bem. Outros seis casos suspeitos testaram negativo.
A unidade de internação foi completamente isolada e colaboradores que tiveram contato com pacientes estão em isolamento domiciliar. Uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) foi criada para cumprir com as rotinas de higiene e limpeza, que foram intensificadas após os primeiros registros da doença no país.

Além das medidas de higiene, a instituição está fechada para visitação desde o dia 17 de março. Atendimentos médicos e terapêuticos para população externa e as aulas da Escola Especial foram suspensas. Ainda, colaboradores do grupo de risco foram afastados. Determinados setores tiveram estabelecidos o teletrabalho ou home office. Com a MP 936, alguns serviços tiveram redução da jornada de trabalho e salário para profissionais, além da suspensão do contrato de trabalho por 30 dias para parte dos colaboradores. Também foi adotado o escalonamento de equipes.

A instituição informou que instalou novos dispensadores de álcool 70%, demarcação de distância nos locais de fila para registro de ponto eletrônico, além da alocação de relógios de ponto para áreas externas. O refeitório foi reorganizado, com alteração de horário de entrada, saída e permanências. As unidades de internação foram isoladas e a circulação de pacientes no local ficou restrito.

Foram instaladas pias para lavagem frequente de mãos, além da intensificação da limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros com álcool 70%. Também realiza a pulverização com fumacê em todas as áreas internas da unidade, limpeza com hipoclorito de sódio nas áreas externas da e orientação para uso de máscaras a todos os colaboradores.