Vídeo: tsunami atinge Tonga, na Oceania, após explosão de vulcão submarino

Erupção violenta atingiu a maior ilha do arquipélago no Pacífico Sul. Ainda não há informação sobre vítimas

Vulcão submarino explode no Pacífico Sul | Foto: Reprodução

Ondas de tsunami atingiram Tongatapu, a maior ilha de Tonga, um reino no Pacífico Sul pertencente ao continente da Oceania, depois que um vulcão submarino no Pacífico Sul explodiu.

A erupção violenta, neste sábado, 15, foi registrada por satélites, que mostraram uma explosão formando uma nuvem de cinzas e vapor de gás, semelhante à detonação de uma bomba extremamente potente.

Um alerta de tsunami foi emitido para as ilhas de Tonga e também foram para a Ilha Norte da Nova Zelândia e a costa oeste dos Estados Unidos, da Califórnia ao Alaska, bem como para o Estado de Colúmbia Britânica, no Canadá.

Veja o vídeo:

Ondas cruzaram a costa da capital de Tonga, Nuku’alofa, no sábado, fluindo para estradas costeiras e inundando propriedades, de acordo com a afiliada da CNN Radio New Zealand (RNZ).

O rei de Tonga, Tupou VI, foi evacuado do Palácio Real depois que o tsunami inundou a capital, segundo relatos da mídia local. Um comboio de policiais e tropas teria levado o monarca para uma vila em Mata Ki Eua.

Os moradores se dirigiram para terrenos mais altos, enquanto as ondas varriam os jardins do palácio, a orla e a rua principal. Não há ainda informações sobre vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.