Vídeo: Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado; conheça a trajetória do premier

15 maio 2024 às 15h39

COMPARTILHAR
O primeiro-ministro da Eslováquia foi, Robert Fico, foi baleado nesta quarta-feira, 15, na cidade de Handlová. Vídeos divulgados por canais de televisão e nas redes sociais mostram o momento do tumulto pouco tempo após o atentado e os seguranças do chefe de Governo sendo colocado dentro de um veículo para ser socorrido.
De acordo com informações preliminares, Fico havia saído de uma reunião de governo na cidade quando foi alvejado por um homem de 71 anos que disparou quatro vezes. Segundo o governo local ele foi levado de helicóptero a um hospital em Bratislava, na capital do País.
Conforme autoridades do governo, o estado de saúde do primeiro-ministro é grave pois os disparos atingiram o abdômen e o braço do político.
A presidente do país, Zuzana Caputová, condenou em nota o “brutal” ataque sofrido por Fico, e lhe desejou uma pronta recuperação. Já o líder da oposição, Michal Šiimečka, reafirmou que seu grupo político não tem relação com o atentado.
Vídeos:


Quem é Robert Fico
Quatro vezes premier da Eslováquia, Fico venceu as eleições gerais em setembro do ano passado em uma coalização com a extrema direita do País. Seu tempo no poder foi marcado por escândalos de corrupção e reformas controversas.
Fico é contrário a posição de apoiar a Ucrânia contra a ofensiva russa apesar de fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O País chegou a enviar ajuda para o País, mas Fico se comprometeu a não fornecer “uma única bala” durante a campanha eleitoral para a eleição do ano passado.
Advogado de profissão, Fico iniciou sua carreira política no Partido Comunista (PC) pouco antes da Revolução de Veludo de 1989, que levou à dissolução da antiga Tchecoslováquia, dando início ao capitalismo e à democracia. Ele aprimorou suas credenciais na UE como representante da Eslováquia na Corte Europeia de Direitos Humanos em Estrasburgo, de 1994 a 2000.
Leia também:
Lewandowski sugere a Lula que mantenha saídas temporárias de presos em ocasiões festivas
Três homens morrem em confronto com policiais em Goiânia e em Aparecida de Goiânia