Vídeo mostra momento em que atirador dispara contra pedestres em Munique
22 julho 2016 às 16h38

COMPARTILHAR
Ataque em um shopping center da cidade alemã deixou nove mortos. Polícia local trabalha com a possibilidade de mais de um atirador
Horas depois do atentado à mão armada desta sexta-feira (22/7) em um shopping de Munique, na Alemanha, surgem nas redes sociais vídeos e relatos de testemunhas que mostram o pânico das pessoas atingidas pelo ataque.
[relacionadas artigos=”71063″]
Em uma das gravações, um homem abre fogo contra pedestres na calçada em frente a um Mc Donald’s, próximo ao shopping de onde partiu a primeira denúncia de atentado à mão armada. Relatos de testemunhas afirmam que o atirador teria entrado em uma estação de metrô.
A polícia alemã, por meio da rede social Twitter, confirmou a morte de nove pessoas. O número de feridos ainda é desconhecido.As autoridades fecharam o trânsito próximo ao parque olímpico da cidade e ao shopping, e pedem para que a população evite áreas públicas até que a situação esteja sob controle.
Testemunhas contaram à polícia de Munique que “ao menos três homens armados” invadiram o Shopping OEZ antes do tiroteio. Segundo as autoridades locais, há uma busca por supostos foragidos. O caso é tratado como suspeita de ataque terrorista.
“Perante a confusa situação, nós pedimos às pessoas na área metropolitana para ficar em casa e quem estiver próximo a prédios busque proteção ali”, diz em nota a polícia.
O tiroteio acontece apenas oito dias após atentado terrorista em Nice, na França, quando um caminhão avançou sobre uma multidão, e deixou mais de 80 mortos e dezenas de feridos. Na última segunda-feira (18/7), um jovem atacou passageiros de um trem da linha Treuchtlingen – Würzburg, na região da Bavária, na Alemanha, deixando quatro pessoas feridas.
Um vídeo divulgado no Twitter mostra o momento em que um atirador abre fogo contra pedestres na calçada em frente a um Mc Donald’s
Video of shooter shooting at people. #munich #münchen pic.twitter.com/Pl6jhrVXMH
— uprising (@johndeconner) 22 de julho de 2016
Em outra gravação postada nas redes sociais, é possível ver pessoas correndo nas proximidades do shopping alvo do ataque.
Shooting in #Munich shopping mall #OEZ!! People running away to seek shelter!! pic.twitter.com/PB189s6RQy
— Thamina Stoll (@thaminastoll) 22 de julho de 2016
Em outro vídeo amplamente compartilhado, é possível ouvir barulho de um tiro e sirene do que seria o terraço do shopping.
Video of shot fired in #Munich on the deck of the parking shopping mall #oez pic.twitter.com/5K7b4eSwE6
— NieuwsBlog | Brk (@nbbrk) 22 de julho de 2016
Brasileiros no atentado
Até as 15h40, o Itamaraty não tinha conhecimento de nenhum brasileiro entre as vítimas do tiroteio. No Twitter, o Itamaraty informou que o Consulado brasileiro em Munique acompanha os acontecimentos.
De acordo com o Itamaraty, os telefones para comunicar emergência consular são: +55 61 98197-2284 para falar com diplomatas no Brasil, e +49 17 3378-3470, caso a ligação seja direcionada à Alemanha.
*A matéria foi atualizada às 19:08