Em terceira visita à Goiás, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou da inauguração da primeira planta industrial de processamento de proteína de soja concentrada (SPC), em Itumbiara. O empreendimento pertence a empresa brasileira Caramuru, dedicada à armazenagem, à logística e à industrialização de grãos (soja, milho, girassol e canola) para a extração e o refino de óleos.

Alckmin destacou o crescimento da industrialização em Goiás. “É o que eu chamo de neoindustrialização: uma indústria inovadora e verde. O Brasil é o maior exportador de soja do mundo. Quanto mais nós agregamos valor, fortalecemos a planta industrial e as exportações, gerando emprego”, avaliou.

O governador agradeceu o empenho do vice-presidente em atenção às demandas de Goiás e destacou a prioridade da gestão estadual em atrair indústrias de ponta. “Esta proteína concentrada mostra o quanto a tecnologia está chegando. Vamos ampliar a capacidade de pesquisa e viabilizar que os talentos de Goiás sejam apoiados pelas nossas universidades e pelas áreas do governo responsáveis por esse setor.

Investimento

Com investimentos de R$ 250 milhões, a planta terá capacidade de processar 90 mil toneladas por ano e integrará o complexo industrial da empresa no Estado de Goiás, onde a empresa tem uma unidade de biodiesel. A empresa possui fábricas em São Simão e Ipameri, em Goiás, além de unidades no Paraná, Mato Grosso e São Paulo.

De acordo com a empresa, o processo de moagem do SPC tem como matéria-prima o farelo de soja Hipro, que gera como subproduto o melaço de soja, que pode ser utilizado na produção de biodiesel e ração. O SPC também é utilizado na suinocultura, avicultura, equinocultura, bovinocultura e na alimentação humana.

“Essa planta traz muita inovação, um empreendimento que processa produtos de soja de maior valor agregado, tornando competitiva a industrialização em Goiás, que passará a ter a sua primeira indústria do gênero”, disse Júlio Costa, presidente da Caramuru durante a inauguração.

A solenidade teve a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), vice-governador Daniel Vilela (MDB), senador Jorge Kajuru (PSB), além dos acionistas e membros do Conselho de Administração da Caramuru, Alberto Borges e Cesar Borges.

Leia também:

Daniel Vilela e Geraldo Alckmin visitam montadora CAOA em Anápolis

Alckmin participa de evento com empresários em Goiânia