Vice-prefeito assume comando de Belo Horizonte após internação de Fuad Noman
05 janeiro 2025 às 10h31
COMPARTILHAR
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, entrou em licença médica neste sábado, 4, e o vice-prefeito Álvaro Damião (União) assumirá a chefia do Executivo municipal por um período de 15 dias. Fuad está internado desde sexta-feira em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em decorrência de uma pneumonia.
De acordo com boletim divulgado pelo Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, o quadro de saúde do prefeito apresenta “melhora dos parâmetros hemodinâmicos e respiratórios”. Os exames indicaram que a insuficiência respiratória foi causada por uma pneumonia. Fuad permanece sedado e sob ventilação mecânica, em processo de redução dos parâmetros dos aparelhos, mas segue sem previsão de alta.
A internação ocorre apenas dois dias após a posse para o novo mandato, da qual Fuad participou remotamente devido a problemas de saúde. Desde o término do processo eleitoral, em novembro, esta é a quarta vez que o prefeito é hospitalizado.
Em julho de 2024, Fuad anunciou que estava em tratamento contra um linfoma não-Hodgkin, tipo de câncer que se origina no sistema linfático. Em outubro, ele declarou que havia concluído o tratamento, com remissão completa do câncer. Entretanto, a saúde do prefeito continuou a exigir cuidados.
Após a eleição, Fuad foi internado em novembro devido a um quadro de neuropatia periférica, consequência do tratamento oncológico. Em dezembro, ele precisou de duas novas internações, primeiro para tratar uma pneumonia e, dias depois, por complicações de um sangramento intestinal causado pelo uso de anticoagulantes.
Nas redes sociais, o vice-prefeito Álvaro Damião pediu aos cidadãos que formem “uma corrente de orações pela saúde do nosso prefeito”. Ele enfatizou que, durante o período de licença, a gestão municipal continuará com o compromisso de atender às demandas da população de Belo Horizonte.
Fuad Noman tem uma longa trajetória na política e na gestão pública. Sua recuperação é aguardada com apreensão por aliados e cidadãos, que seguem acompanhando as atualizações sobre o estado de saúde do prefeito.
Leia também:
Início do governo Caiado ensina que compensa ter paciência durante período de ajustes