A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira, está retornando para o Brasil. Segundo a assessoria da Prefeitura, nesta terça-feira, 17, Cláudia já tinha embarcado para Natal (RN). Antes do destino final, a aeronave parou na Espanha para abastecer e tinha outra parada prevista em Cabo Verde.

Cláudia Lira deve desembarcar em Goiânia na tarde de quarta-feira, 18. Depois de chegar em solo brasileiro, deve pegar um voo comercial de volta à capital goiana. Ela estava com uma comitiva de prefeitos e lideranças brasileiras em Israel em missão institucional quando a região sofreu um novo ataque de mísseis iranianos. O país árabe faz ataques constantes à Tel Aviv em retaliação a ataques feitos a Teerã.

Os políticos estavam no país para participar da Muni Expo Israel 2025, um congresso que tem o objetivo de apresentar projetos de cidades no âmbito da segurança e desenvolvimento urbano em várias cidades de Israel. A programação incluía visitas a universidades e centros de inovação, mas foi interrompida.

Além de Lira, outras duas autoridades goianas ainda se encontram em Israel, segundo levantamento da Comissão de Relações Exteriores do Senado: o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo, e o secretário estadual de Saúde (SES), Rasível dos Santos, acompanhado da esposa, Keila Edna Santos.

Pedro e Rasível integravam uma missão do Consórcio Brasil Central, entre os dias 7 a 14 de junho, para discutir avanços na área de Inteligência Artificial, e desenvolvimento tecnológico no setor da agropecuária. 

As três autoridades goianas ficaram confinadas em Israel com o fechamento do espaço aéreo pelos ataques iranianos em solo israelense. Quando as sirenes da cidade foram ativadas por conta dos ataques, Cláudia Lira chegou a gravar vídeos dentro dos bunkers onde ficou por proteção.

Leia também: