Víbora azul recebe nome em homenagem à Rita Lee no Butantan
27 março 2024 às 18h15
COMPARTILHAR
Uma víbora azul de olhos vermelhos chegou no Instituto Butantan em junho de 2023. A Polícia Rodoviária Federal resgatou a cobra na Bahia, com outros 59 animais. Serpentes e lagartos estavam sendo transportados em um ônibus que vinha de São Paulo para o tráfico internacional de animais silvestres.
Após chegar ao instituto, a cobra passou algum tempo em quarentena, para ser examinada e adaptada à um novo ambiente. Atualmente, com 65 centímetros e pouco mais de 60 gramas, ela foi batizada de Rita Lee.
A homenagem ocorre por uma série de relações que a estrela do rock compartilha com as cobras. A começar pela música Erva Venenosa, mas passando por episódios marcantes, como em 1974, quando resgatou duas jiboias do rockeiro Alice Cooper em São Paulo. Além disso, a morte da cantora aconteceu em maio, pouco antes da chegada da víbora no instituto.
Sobre a espécie
A Víbora-de-lábios-brancos é uma espécie de serpente peçonhenta, natural da Indonésia e do Timor-Leste. Normalmente a espécie é esverdeada ou amarelada, a tonalidade mais rara, azul, ocorre apenas em algumas ilhas.
Na natureza, a víbora costuma se alimentar principalmente de pequenos mamíferos, pequenos pássaros, anfíbios e lagartos. Rita Lee está sendo alimentada com camundongos no Butantan.
Leia também:
Filhotes de cachorro são resgatados de buraco de tatu, em Ipameri; veja vídeo