Viaduto da Avenida São Paulo será liberado nesta sexta

Segundo prefeito, obra concluída dará mais fluidez no tráfego local, que é um dos maiores gargalos do trânsito da cidade

Foto: Divulgação

Com a entrega das obras do viaduto vereador João Antônio Borges, no cruzamento das Avenidas São Paulo, Rudá e Tapajós, nesta sexta-feira, 26, às 9h, o trânsito no local será liberado. Os trabalhos, conforme a prefeitura municipal, vão beneficiar mais de 100 mil pessoas entre pedestres, passageiros do transporte coletivo e condutores.

Esta obra rebaixou a Avenida São Paulo e retirou os semáforos para quem vai para a BR-153 e também para segue sentido Avenida 4ª Radial. São cerca de 50 mil veículos no local, todos os dias.

“O viaduto dará maior fluidez ao tráfego no local, que é hoje um dos maiores gargalos do trânsito de nossa cidade. E irá beneficiar milhares de pessoas”, disse o prefeito Gustavo Mendanha (MDB), que falará à imprensa na solenidade de liberação do trânsito, em evento que contará com a presença do secretário de Infraestrutura Mário Vilela; do secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, vereadores e secretários municipais.

Obra

A construção do viaduto, que leva o nome do ex-vereador da cidade, João Antônio Borges, que faleceu em 2017, foi orçada em R$ 13,1 milhões do Tesouro Nacional. Em dezembro passado, a parte superior, no cruzamento das Avenidas Rudá, Tapajós e Bandeiras, já tinham sido entregues, mas o período chuvoso adiou o término, conforme observa Mário Vilela.

“Tivemos que parar as obras, que foram retomadas em maio deste ano e agora estamos entregando-a em sua totalidade, melhorando o trânsito em toda a região”, disse. Ele ainda citou que as ruas em volta do viaduto passam recapeamento.

Detalhes

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, informou que haverá iluminação de Led na parte superior e inferior do viaduto, o que vai gerar economia para cidade. Também conforme ele, estas irão proporcionar mais visibilidade no período noturno, além de valorizar os painéis pintados no paredão da Avenida São Paulo.

Vale destacar que o viaduto inaugura o projeto Galeria Cidade, que incentiva a arte urbana e valoriza o patrimônio público. As intervenções são do artista plástico Marcelo Costa.

Toda a extensão da avenida também passa por embelezamento, informa o secretário. Serão plantadas mais de 30 mil flores, além de caminhos com pedriscos e estruturas ornamentais. Os novos canteiros de acesso já receberam grama. Também está disponível, no local, sistema de drenagem e captação de águas pluviais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.