Veterinários disponibilizam respiradores durante pandemia do novo coronavírus
30 março 2020 às 11h39

COMPARTILHAR
A exemplo de outros países, o Ministério da Saúde realiza cadastro nacional de equipamentos que serão colocados à disposição dos órgãos de saúde

Respiradores usados por animais poderão ajudar no tratamento de humanos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realiza, atualmente, o cadastro de ventiladores mecânicos que serão emprestados por clínicas veterinárias de todo o país. Em Goiás, o CFMV afirma que a adesão tem sido boa, apesar das dúvidas sobre as garantias em relação à devolução do equipamento em perfeito estado.
O tesoureiro do CFMV, Wanderson Alves Ferreira, afirma que os equipamentos são os mesmos utilizados em humanos e podem ser utilizados com segurança para salvar vidas também dos humanos acometidos por dificuldades respiratórias em decorrência da Covid-19. Além dos respiradores mecânicos, poderão ser emprestados monitores e concentradores de oxigênio. De acordo com ele, ainda não é possível apontar quantos equipamentos serão disponibilizados em Goiás.
“Em Goiás, assim como no restante do país, estamos na fase de cadastramento dos interessados. Muitos têm se manifestado e estamos buscando mais informações sobre como vai funcionar e quais as garantias os proprietários terão, pois é um equipamento caro que integra o patrimônio dos profissionais”, pondera Wanderson.
Estratégia adotada em outros países
Ele explica, ainda, que essa iniciativa está sendo adotada em vários países ao redor do mundo, principalmente na Europa. “Portugal e Estados Unidos também tomaram essa iniciativa”, pontua o representante do CFMV. A intenção do Conselho é arrecadar o maior número de aparelhos, uma vez que a abertura de leitos com respiradores é crucial para o enfrentamento à pandemia. No momento, equipar as unidades de saúde é uma dificuldade já que os fornecedores têm tido dificuldade em atender à demanda global pelos equipamentos.
O Sistema CFMV/CRMVs, a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS) e Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Brasil e regionais) estão realizando o Cadastro Nacional de Equipamentos Veterinários pelo link.
O CFMV esclarece que vários equipamentos utilizados na Medicina Veterinária são os mesmos fabricados para seres humanos ou compatíveis com o seu uso. As partes que entram em contato com o paciente normalmente são cambiáveis ou descartáveis, podendo eventualmente ser disponibilizados, desde que cumpram os requisitos das autoridades sanitárias.