Vestibular da UFG pode estar com os dias contados
05 maio 2014 às 18h01
COMPARTILHAR
Reunião no próximo dia 12 deve deliberar pela adesão integral da instituição ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
A partir do próximo ano, a Universidade Federal de Goiás (UFG) poderá utilizar apenas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de processo seletivo, o que eliminaria a prova de vestibular elaborada pela instituição a cada seis meses. A decisão de aderir ou não ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será tomada pela Câmara de Graduação da unidade na próxima segunda-feira (12/5).
A adesão integral começou a ser discutida nesta segunda-feira (5/5). Representantes da UFG se reuniram com o presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd), Custódio Luís Silva, e com o professor Miguel Franklin de Castro, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há cinco anos, a universidade cearense adotou o Sisu como único método seletivo. Dessa maneira, o encontro teve como objetivo estabelecer parâmetros para que a decisão a ser tomada pelos integrantes da Câmara de Graduação da UFG na próxima semana seja a mais vantajosa para os vestibulandos.
Atualmente, a instituição destina metade das vagas para o Sisu e a outra para o vestibular tradicional. Uma das expectativas da atual gestão da universidade é que, ao adotar o Enem como método único de seleção, aumente a procura para os cursos com baixa concorrência, como é o caso das licenciaturas. Isso porque o sistema que poderá ser implantado na UFG permite que estudantes de todo o país se candidatem às vagas disponíveis.