Em evento de filiação na Região Norte, Pedro Chaves disse que é preciso adiantar decisão sobre nome do PMDB. Para ele, se definição ficar para convenção, resultado será “pior ainda”

Deputado federal afirma que quanto antes é  melhor a definição sobre o candidato ao governo. Foto: Márcia Cristina/Jornal Cidade/Uruaçu
Deputado federal Pedro Chaves afirma que a definição sobre o candidato ao governo deve sair o quanto antes. Fotos: Márcia Cristina/Jornal Cidade/Uruaçu

Às vésperas da reunião da executiva do PMDB que vai decidir se opta ou não pela realização de prévias para definir seu candidato ao governo estadual, o deputado federal Pedro Chaves avaliou como difícil a divisão em que se encontra o partido. Em evento de filiação na manhã deste sábado (26/4) no Sindicato Rural de Uruaçu, a 290 km de Goiânia, o parlamentar afirmou ao Jornal Opção Online que está esperançoso por um acordo entre o ex-governador Iris Rezende e o empresário Júnior Friboi, ambos pré-candidatos. No entanto, disse que a tendência é que os delegados peemedebistas decidam em convenção o nome para a disputa.

A opinião de Pedro Chaves é que a prévia é o melhor caminho. “Se a gente deixar para fazer a escolha na convenção vai ser pior ainda”, ressaltou, complementando que a definição tem que ser tomada o quanto antes. O deputado defende um espaço de tempo mínimo para formar chapas para deputados estaduais e federais.

O deputado tem circulado pelo interior –– neste final de semana esteve em Porangatu e no dia 1º de maio vai a Niquelândia, cidades do Norte do Estado –– e relata que o clima entre os partidários é de que não haja disputa entre Iris e Friboi. Defensor da candidatura do empresário, ele analisa que nos municípios que visitou a preferência também é pelo nome de Friboi para governador e Iris para o Senado.

Na semana passada, a cúpula da sigla fez reunião no diretório estadual na tentativa de chegar a um acordo. Duas propostas estão na mesa: a de antecipar o candidato por meio de uma prévia no dia 10 de maio (de Friboi), ou a de se fazer apenas a convenção (de Iris), em junho. Contudo, nada foi decidido. Na próxima terça-feira (29), um novo encontro vai definir qual rumo o partido irá seguir.

Na tarde da última quarta-feira (23), uma aguardada conversa entre Iris e Friboi terminou sem consenso. Nenhum dos dois pré-candidatos recuou de disputar o governo pela cabeça de chapa.

Lado bom

A prefeita de Urusolange_bertulino_prefeitaaçu, a empresária Solange Bertulino (PMDB), comentou que o fato de o seu partido ter duas alternativas é bom e que isso está sendo encarado de forma positiva na cidade. A peemedebista defende Friboi, mas ressalta que apoiará o político que for escolhido nas convenções.

Destacando não ser contra ninguém, e sim a favor da mudança em Goiás, a política pontuou que o empresário representa a “renovação, a reinvenção e o redirecionamento” a nível de Estado e de partido.

Filiações

O evento de filiação do PMDB foi o primeiro do ano em Uruaçu. Presidente da legenda municipal e secretária de Habitação, Eunice Faria relata que 50 pessoas se filiaram. Basicamente, o perfil dos novos militantes é de jovens. O detalhe, conforme apontou, é que houve migração de ex-partidários do PSDB, PSB e PT. Nenhum dos novos militantes pretende se candidatar a cargo eletivo nas eleições de outubro.

Questionada sobre a preferência entre Iris ou Friboi para o governo do Estado, a presidente disse que respeita a história do ex-prefeito de Goiânia e toda sua jornada. Por isso, defende seu nome como candidato ao Palácio das Esmeraldas.