Às vésperas de reunião decisiva, peemedebista vê como difícil indefinição no partido

Em evento de filiação na Região Norte, Pedro Chaves disse que é preciso adiantar decisão sobre nome do PMDB. Para ele, se definição ficar para convenção, resultado será “pior ainda”

Deputado federal afirma que quanto antes é  melhor a definição sobre o candidato ao governo. Foto: Márcia Cristina/Jornal Cidade/Uruaçu

Deputado federal Pedro Chaves afirma que a definição sobre o candidato ao governo deve sair o quanto antes. Fotos: Márcia Cristina/Jornal Cidade/Uruaçu

Às vésperas da reunião da executiva do PMDB que vai decidir se opta ou não pela realização de prévias para definir seu candidato ao governo estadual, o deputado federal Pedro Chaves avaliou como difícil a divisão em que se encontra o partido. Em evento de filiação na manhã deste sábado (26/4) no Sindicato Rural de Uruaçu, a 290 km de Goiânia, o parlamentar afirmou ao Jornal Opção Online que está esperançoso por um acordo entre o ex-governador Iris Rezende e o empresário Júnior Friboi, ambos pré-candidatos. No entanto, disse que a tendência é que os delegados peemedebistas decidam em convenção o nome para a disputa.

A opinião de Pedro Chaves é que a prévia é o melhor caminho. “Se a gente deixar para fazer a escolha na convenção vai ser pior ainda”, ressaltou, complementando que a definição tem que ser tomada o quanto antes. O deputado defende um espaço de tempo mínimo para formar chapas para deputados estaduais e federais.

O deputado tem circulado pelo interior –– neste final de semana esteve em Porangatu e no dia 1º de maio vai a Niquelândia, cidades do Norte do Estado –– e relata que o clima entre os partidários é de que não haja disputa entre Iris e Friboi. Defensor da candidatura do empresário, ele analisa que nos municípios que visitou a preferência também é pelo nome de Friboi para governador e Iris para o Senado.

Na semana passada, a cúpula da sigla fez reunião no diretório estadual na tentativa de chegar a um acordo. Duas propostas estão na mesa: a de antecipar o candidato por meio de uma prévia no dia 10 de maio (de Friboi), ou a de se fazer apenas a convenção (de Iris), em junho. Contudo, nada foi decidido. Na próxima terça-feira (29), um novo encontro vai definir qual rumo o partido irá seguir.

Na tarde da última quarta-feira (23), uma aguardada conversa entre Iris e Friboi terminou sem consenso. Nenhum dos dois pré-candidatos recuou de disputar o governo pela cabeça de chapa.

Lado bom

A prefeita de Urusolange_bertulino_prefeitaaçu, a empresária Solange Bertulino (PMDB), comentou que o fato de o seu partido ter duas alternativas é bom e que isso está sendo encarado de forma positiva na cidade. A peemedebista defende Friboi, mas ressalta que apoiará o político que for escolhido nas convenções.

Destacando não ser contra ninguém, e sim a favor da mudança em Goiás, a política pontuou que o empresário representa a “renovação, a reinvenção e o redirecionamento” a nível de Estado e de partido.

Filiações

O evento de filiação do PMDB foi o primeiro do ano em Uruaçu. Presidente da legenda municipal e secretária de Habitação, Eunice Faria relata que 50 pessoas se filiaram. Basicamente, o perfil dos novos militantes é de jovens. O detalhe, conforme apontou, é que houve migração de ex-partidários do PSDB, PSB e PT. Nenhum dos novos militantes pretende se candidatar a cargo eletivo nas eleições de outubro.

Questionada sobre a preferência entre Iris ou Friboi para o governo do Estado, a presidente disse que respeita a história do ex-prefeito de Goiânia e toda sua jornada. Por isso, defende seu nome como candidato ao Palácio das Esmeraldas.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Odlan Cruzeiro

Como eleitor, acredito que esta proposta de “NOVO” através do Junior Friboi, infelizmente não pegou, e não vai pegar. É só ver o que o TEMPO NOVO fez, quando se fala em NOVO, todos engolem em seco e vira a cara. É muito mais interessante para o PMDB ter algo real e consistente do que esse NOVO de marketing, que tudo mundo esta cheio. Se Junior aceitar a se o vice, com certeza ela será o mais beneficiado de todos, vai ganhar a eleição, e será respeitado, e realizara um sonho que ele vem tentando há vários anos consolidar como… Leia mais