Vereadores do PSDB reclamam de “omissão” de Vecci na pré-candidatura

Bancada tucana na Câmara Municipal acredita que indefinição prejudica as negociações para composição da chapa proporcional

Dois dias antes das convenções que definirão os candidatos para as eleições municipais de outubro, a bancada do PSDB em Goiânia exige do diretório metropolitano do partido um posicionamento definitivo em relação à candidatura do deputado federal Giuseppe Vecci.

É consenso que, independentemente de o partido lançar candidatura própria ou não, a demora na definição da chapa majoritária prejudica as negociações para a chapa proporcional, o que levou os parlamentares a convocarem reunião na última terça-feira (2/8) com o presidente metropolitano, Rafael Lousa.

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (3/8), o verador Geovani Antônio afirmou que a expectativa é ainda viabilizar o nome de Vecci, mas demonstrou insatisfação com a postura do pré-candidato. “Estamos tentando resgatar essa candidatura própria, mas se Vecci não for mesmo se candidatar, esperamos que ele possa anunciar de uma vez por todas e não ficar fazendo esse jogo de omissão, que atrapalha o andamento das coisas”, sentenciou.

“Temos percebido que o deputado está alheio ao processo, com um comportamento distante, e condenamos essa postura, consideramos uma atitude irresponsável a forma como tem conduzido o processo. Ele foi escolhido nas prévias com o apoio de todos os parlamentares e filiados do partido então a nossa expectativa é de que faça a parte dele, de assumir essa candidatura com determinação.  Além de nos sentirmos órfãos com a possibilidade de o PSDB, mais uma vez, não ter candidatura própria, também nos preocupamos com a composição de uma chapa proporcional que garanta, pelo menos, a manutenção da atual bancada que tem 5 vereadores” disse Giovane Antônio.

Para o presidente da Câmara, Anselmo Pereira, que disputou as prévias com Giuseppe Vecci mas retirou seu nome na reta final do processo, o pré-candidato precisa de uma “injeção de ânimo”. “Até onde sei, Vecci é candidato. Mas é preciso que ele mostre que é candidato. Apesar de estar trabalhando para viabilizar a candidatura, não vejo que tenha a postura necessária nesta reta final para as convenções. Acho que ele precisa de uma injeção de ânimo ou tomar definir uma outra situação”.

Já a vereadora Cristina Lopes, exige que o pré-candidato convoque uma reunião com os vereadores para definir seu posicionamento. “Vecci lutou para que fosse o nome escolhido pelo PSDB, então cabe a nós e ao diretório essa responsabilidade de cobrar um posicionamento definitivo. Espero que o pré-candidato nos convoque para uma reunião, porque não podemos ficar nessa instabilidade, que deixa todo mundo à deriva. Ter um bom nome não adianta. Precisamos de uma boa coligação e uma chapa forte se quisermos ir mais longe”, sentenciou.

Composição

Apesar do esforço od PSDB em viabilizar candidatura própria, a tendência é de que a chapa majoritária da base do governo em Goiânia seja encabeçada por candidatos a prefeito e vice de partidos aliados. O PSD tem como pré-candidato o deputado estadual Francisco Jr. e o PTB tem o nome de Luiz Bittencourt. Os vereadores tucanos rejeitam a ideia de apoiar candidatura de outros partidos da base, só pedem que a decisão aconteça o quanto antes.

“A princípio devo falar sempre que o candidato da base do governador Marconi Perillo tem que ser do PSDB, mas a junção em torno de um bom nome é possível. Sempre defendi que a base precisa estar aglutinada para que tenhamos sucesso”, disse o presidente da Câmara Anselmo Pereira.

Para Geovani Antônio, desde que a aliança seja favorável à composição da chapa proporcional, o PSDB teria desprendimento para abrir mão de candidatura própria. ” Desde que seja garantido um “chapão” na proporcional, não vejo problema. O PSDB pode sim, seguir essa composição com a base mesmo sem ser cabeça na majoritária, até porque o partido já tem demosntrado desprendimento em relação a isso nas últimas eleições em Goiânia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.