Vereadores derrubam veto do prefeito sobre criação de gabinete militar na Câmara

Anselmo Pereira critica atitude de Iris Rezende e fala em ‘intromissão desnecessária’

Vereadores derrubam veto do prefeito sobre criação de gabinete militar na Câmara - Jornal Opção
Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Os vereadores derrubaram nesta terça-feira, 16, o veto integral do prefeito Iris Rezende (MDB) ao PL2019/25-Mesa Diretora, que cria o gabinete da Polícia Militar na Câmara Municipal. Segundo o presidente da Casa, Romário Policarpo, a lei que estabelecia as atividades do gabinete militar na Casa apenas regulamentaria algo que já existe.

Na sessão desta terça, antes da votação, o vereador Anselmo Pereira leu um trecho do veto do prefeito, em que Iris cita o presidente da Câmara, Romário Policarpo. “Ele diz que o presidente por ser guarda municipal tem obrigação de ter plena autodefesa pessoal, mas ele se esquece que o presidente da Casa não vai a todo o momento realizar a minha defesa ou de outros parlamentares, por exemplo, no Parque Ateneu, quando um parlamentar estiver desempenhado suas atividades”, explicou o vereador.

“As razões apresentadas pelo prefeito são tão pequenas, que entraram no âmago deste poder, querendo administrar o duodécimo dessa Casa em uma intromissão jamais vista por mim em 38 anos, isso me espantou”, afirmou Anselmo. “Essa é uma desnecessária intromissão nos atos do legislativo”, concluiu.

O presidente Romário Policarpo foi bem claro em sua manifestação sobre o assunto, “ou regulariza ou a Câmara fica sem segurança”. Ele explicou que, “não há que se falar em aumento de efetivo, só estamos regularizando um trabalho que já é feito. Todos aqui solicitam segurança, mas não vou manter a segurança na Casa sem regulamentação”.

“A decisão de ter ou não segurança é dos vereadores, se não houver regulamentação a Polícia Militar e a Guarda Municipal sairão da Casa”, finalizou Policarpo. Em seguida, a votação foi feita e o veto foi derrubado por 25 votos a favor e apenas 4 votos contra a derrubada do veto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.