Em sessão na manhã desta terça-feira, 2, os vereadores da Câmara Municipal de Goiânia reagiram ao afastamento do secretário de Saúde de Goiânia Wilson Pollara. “Parabéns Tribunal de Contas! Tomou uma belíssima atitude de afastar o secretário Wilson Pollara, porque infelizmente o que eu disse lá em dezembro eu confirmo agora. Ele não foi um bom secretário. Se ele desse conta de tomar conta da saúde do município pra mim ele seria o melhor secretário. Pintar cais não resolve o problema e tinta não salva vida” exclamou o vereador Bill Guerra (MDB).

Já a vereadora Kátia Maria (PT), Presidente da Comissão de Saúde na Casa, afirmou que acompanha com muita apreensão esse momento da saúde de Goiânia. “O TCM afasta o secretário e nós que estávamos com a prestação de contas já agendada, teremos que remarcar posto que ainda tem essa insegurança de quem assume e como será o trabalho na saúde”, pontuou Kátia Maria.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou o afastamento do secretário de Saúde de Goiânia Wilson Pollara e também a suspensão de contratação de ítens para o Samu. A medida é cauteral e foi concedida a pedido do Ministério Público de Contas (MPC). A decisão foi dada pelo presidente do tribunal, conselheiro Joaquim de Castro, no último sábado, 30.

Na representação, o MPC enfatiza que ficou evidenciado que “houve tentativa de frustrar o controle externo exercido pelo TCMGO através da reabertura de procedimento de contratação emergencial com objetos e justificativas praticamente idênticos” a um processo suspenso em junho.

“Não aceitaremos nenhum movimento que lese os usuários do SUS e procure terceirizar os serviços, selecionando quis pacientes vai atender na rede”, completou a vereadora Kátia Maria.