Vereadores aprovam projeto que cria “Ônibus Rosa” para passageiras em Goiânia

Trata-se de um projeto de lei que estabelece o uso de alguns ônibus exclusivamente para mulheres

Foto: divulgação

Depois de quase dois anos tramitando na Câmara Municipal de Goiânia, os vereadores aprovaram na sessão desta quarta-feira (15/8) o projeto de autoria do vereador Fábio Zander (Patriota), que cria uma frota de ônibus exclusiva para atender as mulheres.

A frota Ônibus Rosa, como é chamado o projeto, estabelece que uma porcentagem e horários de veículos para a referida linha serão estabelecidos pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC-RMTC), não  podendo ser inferior a 30% do totalidade da frota. O serviço será oferecido de segunda a sexta-feira nos horários de pico: entre 5h e 8h; 11h e 14h e entre às 17h e 20h.

“É fundamental ao poder público oferecer segurança para as mulheres que andam de ônibus, que são muitas vezes assediadas e desrespeitadas em seus direitos de ir e vir. A Câmara, portanto, dá um importante passo rumo na defesa dos direitos femininos”, declarou Zander.

A matéria foi aprovada em segunda e última votação e seguirá agora para a sanção ou veto do prefeito Iris Rezende, MDB.

Dentre as normas estão a proibição de passageiros do sexo masculino, com exceção de crianças de até 14 anos, acompanhadas de um responsável, assim como os motoristas que também terão de ser do sexo feminino.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Maria Clara dos Anjos

Vereadores são realmente Inúteis!

Uma medida tola e simplista que não soluciona o problema da violência contra as mulheres.

O Correto é mudar as leis para que aqueles que praticam atos libidinosos contra as mulheres fiquem presos e paguem indenização as suas vitimas além de aumentar o policiamento preventivo e melhorar a iluminação pública pois em algum momento as mulheres terão que andar até as paradas de ônibus e outros locais públicos.

Os vereadores pretendem criar paradas de ônibus exclusivas para as mulheres? Avião exclusivo para mulheres? Elevadores Exclusivos?