Vereadora Cida Garcêz lidera ranking de faltas em 2015
30 dezembro 2015 às 13h48

COMPARTILHAR
Parlamentar acumula 41 ausências no relatório dos trabalhos do Poder Legislativo. Na sequência vem Deivison Costa (29), Thiago Albernaz (26), Richard Nixon (25)

A vereadora Cida Garcêz (SD) é a recordista de faltas na Câmara Municipal de Goiânia em 2015, conforme balanço de atividades no ano divulgado na terça-feira (29). No total, ela teve 41 ausências no período legislativo.
De acordo com relatório de projetos e frequências das sessões ordinárias da Casa — de 19 de fevereiro a 17 de dezembro de 2015 — a vereadora justificou 24 faltas, apresentou oito atestados médicos e nove ausências foram registradas.
[relacionadas artigos=”40088″]
Cida passou por dois procedimentos médicos neste ano e fez tratamento contra tumor na medula. A informação havia sido confirmada ainda no fim do primeiro semestre de 2015, quando ela também liderou a lista.
O segundo colocado é Thiago Albernaz (PSDB), que tem todas as 26 faltas justificadas. Depois está Richard Nixon (PRTB), com 25 justificativas e ausências, e Deivison Costa (PTdoB), com 29.
A Câmara de Goiânia realiza sessões de terça a quinta-feira, entre 9 e 12 horas, podendo as sessões serem prorrogadas. Em 2015 foram realizadas 115 sessões. Ao todo foram 270 faltas entre ausências, justificadas e atestados.
Perda de mandato
O regimento interno da Câmara autoriza três faltas anuais para cada vereador sem justificativa. Caso haja descumprimento o parlamentar pode perder o mandato. “Isso está na Constituição Federal. Não entramos no mérito se é justificada ou não. Mas o documento não transforma a falta em presença”, explica ao Jornal Opção o diretor legislativo da Casa, Rogério Paz.
Ainda segundo Paz, o processo de uma possível perda de mandato seria, primeiramente, encaminhado à Mesa Diretora. Depois, o pedido seria apreciado em plenário. Na história da Câmara aconteceram duas situações marcantes com os ex-vereadores Euler Ivo e Luciano Pedroso. Porém, ambos não foram processados internamente.