O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Trindade, Wesley Cabeção (PRD), deve trocar a atual legenda pelo Novo. O partido, que busca figuras para a disputa no pleito de 2026, hoje compõe a base do prefeito Marden (UB) no município.

O parlamentar comentou sobre a mudança de partido durante uso da tribuna em sessão plenária. Os partidos Solidariedade e o PRD (Partido da Renovação Democrática) anunciaram que se unirão em uma federação para o pleito de 2026.

Caso a mudança se efetive, o Novo passará a contar com 3 vereadores. Para a saída da atual legenda, no entanto, o vereador vai precisar do aval da sigla, tendo em vista que o período de janela de transferência já está encerrado.

A próxima janela partidária, período em que deputados federais, estaduais e distritais podem mudar de partido sem perder o mandato, ocorrerá de 6 de março a 5 de abril de 2026. Esse intervalo de 30 dias é estabelecido pela legislação eleitoral brasileira e antecede o prazo final de filiação partidária exigido para quem pretende concorrer nas eleições gerais.​

A janela partidária é uma exceção à regra da fidelidade partidária, permitindo que parlamentares eleitos pelo sistema proporcional troquem de legenda sem risco de perda do mandato, desde que a mudança ocorra dentro desse período específico.

Leia também:

Câmara de Trindade convoca sessão para antecipação da eleição da Mesa Diretora