Vereador propõe instituir “Dia do Saci” no calendário oficial de Goiânia

Data coincide com a celebração do dia das bruxas nos Estados Unidos

Vereador Paulo Daher, autor do projeto | Divulgação/Câmara de Goiânia

Tramita na Câmara de Goiânia projeto de lei que institui no calendário oficial do município o “Dia do Saci”. De autoria do vereador Paulo Daher (DEM), a matéria foi alvo de críticas da vereadora Dra. Cristina (PSDB), que usou o tempo de fala, durante sessão desta quinta-feira (28/9),  para criticar o conteúdo da proposta.

O texto estabelece o “Dia do Saci”, a ser comemorado todo 31 de outubro, como forma de “festejar figuras mitológicas da cultura nacional”.

Na justificativa do projeto, Daher destaca como objetivos a disseminação dos mitos brasileiros, a promoção de atividades artísticas e de lazer em escolas, bibliotecas, casas de cultura, praças e parques; além do incentivo à leitura de obras comprometidas com o resgate dos valores e raízes do folclore e cultura popular.

Segundo o autor, a escolha do dia 31 de outubro, quando é comemorado o Dia das Bruxas nos Estados Unidos, é proposital. “A intenção deste projeto é ensinar as crianças que o País também tem seus mitos”, explica.

3 respostas para “Vereador propõe instituir “Dia do Saci” no calendário oficial de Goiânia”

  1. Eldemir batista da Silva disse:

    Como criar projeto folclórico onde nao há ,uma educação há altura do cidadão, escola caindo ,sem o mínimo de um prédio que presta, tudo sujo, quebrados, onde os pais das crianças, reúnem pra fazer uma reforma nos prédios, vereador valoriza os profissionais da educação, vc terá êxito

  2. Ana Luiza Vilela disse:

    Então deveria sei o Dia do Romãozinho!….Figura folclórica, e eternizada em livro infanto juvenil na época da construção do Parque Mutirama.

  3. euripedes disse:

    acho que estes vereadores deveriam se preocupar com outras coisas …preocupar com saude ,educaçao, e segurança por exemplo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.