Vereador pede retomada das obras de “canalização” do córrego Jataí

01 março 2025 às 10h09

COMPARTILHAR
O vereador Luciano Lima (PP) pediu que a Prefeitura de Jataí retome as obras de “canalização” do córrego Jataí. As obras no local começaram em 2008 e previam a ligação do do Lago JK até a BR-364, mas estão paralisadas. Agora, na contramão do que a Conferência Municipal de Emergência Climática Jataí e de Goiânia colocaram como propostas, o vereador propõe a retomada sem analisar as consequências.
Em resposta ao Jornal Opção, Luciano disse que sempre teve preocupação sobre a questão ambiental, e no requerimento está bem claro sobre isso. Segundo ele, o objetivo é “resguardar o meio ambiente, bem como o curso do córrego, e todo o ecossistema existente ao longo do mesmo, evitando com isso grandes impactos ambientais, como está atualmente com dejetos de todo tipo dentro do seu leito”.
Segundo o requerimento, a obra não cumpriu sua função social de melhorar a acessibilidade, a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico-social da região. “O trecho já canalizado, na Avenida Amador José de Assis, apresenta problemas de trafegabilidade, iluminação precária e abandono. O poder público deve agir para evitar o crescimento urbano desordenado e os problemas ambientais causados pela ocupação humana às margens do córrego. Sugerimos que o projeto seja retomado em etapas e implantadas soluções alternativas, como a criação de parques lineares, que foram bem-sucedidos em outras cidades brasileiras”, continuou Luciano.
Em 2011, a Câmara Municipal de Jataí fez pedido para que o córrego fosse vitalizado. À época, todos os vereadores em exercício assinaram o requerimento. Porém, a análise de impacto ambiental no local apontou que o córrego é lar de diversos animais e a continuidade da obra poderia representar a morte dessa fauna e flora.
“A conclusão do projeto, com soluções sustentáveis, trará benefícios como acessibilidade, fluidez no trânsito, desenvolvimento econômico, urbanização e conexão entre bairros. Além disso, a iniciativa visa combater a poluição do córrego e o crescimento urbano desordenado, promovendo um ambiente mais saudável e agradável para todos”, diz trecho do requerimento.
O Jornal Opção procurou a prefeitura de Jataí. Em resposta, a administração informou que dentro do projeto do plano diretor há uma determinação para que se faça um parque linear em torno do córrego de Jataí. Segundo a prefeitura, não haverá canalização.
Veja o requerimento completo abaixo.
Leia também
Humberto Machado pode ocupar cargo no governo de Ronaldo Caiado