Durante sessão plenária na manhã de hoje, 5, o vereador Kleybe Morais (MDB) usou a palavra para atacar o jornalista da CBN José Bonfim. O vereador afirmou que não iria admitir que jornalistas fizessem “caricatura ou fofoca” de vereadores. Sem expressar o motivo concreto das ameaças, Kleybe foi até a área reservada para jornalistas depois de usar seu tempo de fala e direcionou diversos xingamentos para o profissional.

Por conta do ocorrido, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia emitiu nota determinando ao Conselho de Ética da Casa a instauração de procedimento disciplinar para apurar o teor de pronunciamento e a conduta do vereador Kleybe. A nota afirma que “a Câmara Municipal de Goiânia é defensora da liberdade de imprensa e do jornalismo profissional e que o poder legislativo da capital mantém relacionamento institucional de elevado nível com os veículos de comunicação (…) e é parceira da imprensa na defesa da transparência, da liberdade de expressão com responsabilidade, dos direitos individuais e coletivos e da cidadania”.

Polêmicas

Kleybe Morais já esteve metido em outras polêmicas, como ocupar cargo fantasma e foi acusado de usar o gabinete para vender diplomas. Além disso, em janeiro de 2021 disse que como a Igreja Universal havia perdido no Rio de Janeiro ela e estaria migrando para Goiânia dando a entender que não iria se submeter aos mandos da cúpula da igreja e se colocando como oposição da prefeitura. Quatro meses depois, o vereador mudou o tom e afirmou que Rogério Cruz seria um dos maiores e melhores gestores que a cidade teve. No final do mesmo ano, o vereador volta às declarações controversas dizendo que ele e sua família estariam sofrendo ameaças de secretário do prefeito. Na oportunidade, acusou Arthur Bernardes e levou a queixa ao prefeito.

O MDB Goiás emitiu nota nesta tarde “Nosso partido, cujos pilares fundamentam-se na democracia e no profundo respeito às liberdades individuais e coletivas, repudia toda e qualquer forma de censura e ameaça a uma categoria formada por profissionais cujo papel tornou-se ainda mais relevante no cenário político atual”. A nota termina pedindo que vereador reveja seu posicionamento o mais rápido possível.

Kleybe Morais foi procurado para falar sobre o ocorrido hoje e até o momento não se manifestou. O espaço do jornal está aberto.