Comissão do Idoso encontra Casa da Acolhida de Campinas abandonada

Fiscalização foi feita em primeira “Blitz do Idoso” promovida por vereadores de Goiânia

Casa da Acolhida foi a primeira a ser visitada por Blitz do Idoso e foram encontrados sinais de descaso | Foto: Assessoria vereador Paulo Magalhães
Vereador Paulo Magalhães preside comissão do Idoso na Câmara | Foto; Fernando Leite/Jornal Opção

O presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Paulo Magalhães (PSD), encontrou a Casa da Acolhida de Campinas, em Goiânia, abandonada e com sinais de descaso.

A visita foi parte da primeira Blitz do Idoso e foi protagonizada por elevadores desativados, local sujo, banheiros sem manutenção, fiação elétrica exposta, sem assistência médica e psicológica. Além disso, a sala de curativos, o posto de enfermagem e a farmácia estavam fechados.

De acordo com o vereador Paulo Magalhães, é necessário protocolar com urgência um documento no Ministério Público para que as devidas providências sejam tomadas. “É desumano e cruel manter idosos nesse situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Casa da Acolhida foi a primeira a ser visitada por Blitz do Idoso e foram encontrados sinais de descaso | Foto: Assessoria vereador Paulo Magalhães

Também participaram da visita a delegada Ana Lívia Batista Alves de Paiva, titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso (DEAI); Fernanda da Silva Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado; e representante do Conselho Municipal do Idoso.

A delegada disse que a Polícia Civil irá investigar se está havendo algum tipo de maus-tratos ou negligência em relação a alguns idosos do local. “Iremos dar andamento a tudo o que nós vimos aqui para punir se assim for comprovado”, afirmou.

A Blitz do Idoso irá ainda percorrer outros locais de logo permanência dos idosos e unidades de saúde. O objetivo da ação é fiscalizar e verificar a situação de maus-tratos ou violência psicológica e se falta de assistência e amparo médico e familiar.

Em resposta enviada ao Jornal Opção, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) disse que a Casa de Acolhida será reformada em breve, e que o processo de compra do material já está em andamento. Confira nota na íntegra:


A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que a Casa de Acolhida será reformada em breve, o processo de compra do material já está em andamento. Em relação à falta de chuveiro, esclarece que eles são roubados pelos próprios moradores, mas que serão, mais uma vez, repostos. Quanto as outras irregularidades apontadas, a secretaria determinou que sejam apuradas. Esclarece ainda que nenhum serviço de assistência deixou que ser prestado às pessoas acolhidas na casa.

Uma resposta para “Comissão do Idoso encontra Casa da Acolhida de Campinas abandonada”

  1. João Carrijo disse:

    De acordo com o vereador Paulo Magalhães, é necessário protocolar com urgência um documento no Ministério Público para que as devidas providências sejam tomadas. “É desumano e cruel manter idosos nesse situação de vulnerabilidade”, afirmou. Com a palavra o MP e a Polícia Civil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.