Vereador de Goiânia propõe proibição de queima de pneus em manifestações

Jair Diamantino (PSDC) apresentou matéria e justifica que combustão de materiais de borracha e plástico libera gazes tóxicos prejudiciais à saúde pública

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia um Projeto de Lei de autoria do vereador Jair Diamantino (PSDC) que proíbe a queima de pneus e outros materiais de plástico em manifestações públicas em Goiânia por causa dos gases tóxicos que emitem.

O parlamentar propõe que seja proibida também a queima de materiais derivados de petróleo e polímeros, nocivos ao meio ambiente sob a justificativa de que representam risco à saúde pública. Na justificativa, Diamantino argumenta que o processo de combustão desses materiais libera produtos químicos tóxicos e metais pesados que produzem efeitos adversos ao meio ambiente e à saúde da coletividade.

A proposta além da proibição, impõe multa administrativa de cinco a 50 Unidades de Valor Fiscal de Goiânia (UVFG) e em caso de rescindência, a multa terá seu valor dobrado.

“A queima desse tipo de material pode trazer malefícios como riscos de mortalidade prematura, deterioração das funções pulmonares, problemas do coração e depressão do sistema nervoso central”, afirma Diamantino, adicionando que não enseja “obstruir o direito de livre manifestação ou reunião pacífica em defesa ou repúdio de uma causa, mas proteger o meio ambiente e a saúde pública”.

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jair Wellington

Isso parece piada, o vereador deveria gastar melhor o tempo com projetos relevantes a sociedade.

a saúde é relevante até para você ! Tem que ser aprovado e rápido isso .