O ex-secretário de saúde de Caldas Novas e atual vereador pelo município, Cláudio José da Costa (MDB), foi preso durante operação do Ministério Público nesta quinta-feira, 1°. Ele é investigado suspeito de participar de um esquema fraudulento operado por servidores públicos lotados no setor de arrecadação de impostos da cidade, que tem como diretora Mayara Rodrigues da Cunha, também alvo de ordens judiciais. 

LEIA TAMBÉM

Vereador é afastado suspeito de participar de esquema que desviou R$ 2 milhões em Caldas Novas

Servidores públicos são presos por fraude de R$ 10 milhões em Caldas Novas

Segundo o MP, os servidores utilizaram os sistemas da prefeitura, com o aval de Mayara, entre março de 2023 e maio de 2024, para realizar operações clandestinas em benefício de corretores, agentes políticos e construtores em troca de vantagens. Cláudio, de acordo com o órgão, foi um dos beneficiados, tendo o imposto dos imóveis reduzido pelo grupo.

Entre as fraudes praticadas estão aplicações indevidas de descontos em débitos fiscais e tributários, realização de parcelamentos indevidos e concessão de benefícios administrativos. Um dos servidores acabou sendo afastado.

Ao todo, o MP cumpriu dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em endereços ligados a sete investigados, em Caldas Novas e Goiânia. A investigação apura a suposta prática dos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e ativa e crimes contra a ordem tributária. O prejuízo provocado não foi divulgado.

Primeira fase 

Os mandados cumpridos hoje resultam de provas obtidas por ocasião dos mandados cumpridos na primeira fase da investigação, em 8 de maio deste ano, em que se constatou o envolvimento de outros servidores, inclusive do parlamentar, bem como de empresários do ramo imobiliário.

Os mandados, que foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da comarca de Caldas Novas, foram cumpridos pela Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) do MP, com o apoio da Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM).

O Jornal Opção entrou em contato com Mayara e com a Prefeitura de Caldas Novas para que se posicionassem e aguarda retorno. A reportagem tentou contato com a defesa do vereador, mas não conseguiu localizá-la.