Verbas destinadas para campanhas de publicidade tiveram redução na atual gestão
13 maio 2020 às 18h01
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Valores gastos pela Saneago, Detran e Secom com propaganda tiveram queda superior a 80%. Valores podem ser checados no portal da transparência
Gastos com propaganda foram superior a R$ 126,8 milhões em 2017. Essas cifras foram reduzidas para R$ 21,5 milhões, em 2019. Com acesso aos dados disponíveis no Portal da Transparência, é possível comparar os gastos da administração anterior com os valores investidos pelo governo Ronaldo Caiado na publicidade pública.
Essas cifras podem ser consultadas no Portal da Transparência do Estado para conferir a redução nos gastos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e da Secretaria de Comunicação com publicidade. Se antes, o uso dos recursos públicos era feito de forma indiscriminada. Hoje, os dados demonstram que o Estado trabalha com transparência.
Juntos os três órgãos gastaram, em 2017, R$ 126.832.639,82. Em 2019, primeiro ano de gestão do governador Ronaldo Caiado, a conta caiu para R$ 21.590.378,57. Além da redução substancial, a nova gestão priorizou a comunicação dos serviços e benfeitorias do Estado.
Em 2017, a Saneago, por exemplo, chegou a investir R$ 7.380.912,15 exclusivamente com publicidade. As cifras deste e de outros anos chamaram a atenção da Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), que apurou a existência de contratos milionários firmados entre diversos órgãos estaduais com agências de publicidade para a veiculação de mídias em blogs e sites, que tinham como linha editorial o ataque a adversários políticos do governo anterior. O esquema é investigado pela Operação Sofisma, deflagrada em janeiro de 2020, que apura irregularidades cometidas de 2014 a 2017.
Em 2029 a Saneago promoveu campanhas com foco na conscientização da população sobre o uso correto da água e outros temas relacionados à educação ambiental. Essas campanhas educativas que atendem às demandas da Agência Goiana de Regulação (AGR) e do Ministério Público tiveram investimento de R$ 2.238.069,29.
Vale lembrar que em 2019 houve grande esforço do governo em não deixar que a população sofresse com a falta de água, apesar do longo período de estiagem. Dentro desses gastos com publicidade institucional, por exemplo, estava a campanha com o Banja e o Sato, personagens que trouxeram dicas de consumo consciente da água e preservação do meio ambiente.
Prestação de contas
Todos os dados estão disponibilizados no Portal da Transparência. Ainda assim, em abril último, o deputado estadual Alysson Lima apresentou requerimentos, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), solicitando “explicações detalhadas sobre os gastos com campanhas publicitárias, incluindo as publicações legais, tanto da Saneago quanto do Detran”.
As contas desse início de 2020 estão em fechamento, mas, em resposta, o Governo de Goiás já adiantou uma estimativa dos recursos investidos nesses primeiros meses e destacou que boa parte tem sido usada para informar a população sobre as publicações legais e a realização de campanhas publicitárias educativas, especialmente sobre a conscientização de manter as mãos e os locais higienizados para evitar a contaminação e propagação da Covid-19. Até o momento, os gastos da Saneago com publicidade legal e institucional somaram 291 mil.
Assim como a Saneago, os gastos do Detran-GO de 2014 a 2017 também foram alvo de questionamento de investigação da Polícia Civil, que apreendeu 500 processos relacionados ao período e que continham variações no fluxo. O ano com maior registro de gasto com publicidade é de 2014, com R$ 28.572.078,86 em contratos firmados.
Em 2017 o gasto do Detran com publicidade foi de R$ 19.132.753,46, sendo reduzido R$ 8.188.746,87 em 2019, primeiro ano da gestão Caiado. Agora, em 2020, diante da necessidade de comunicação da prevenção ao novo coronavírus, o Departamento investiu R$ 5.845.462,19, considerando também todas as campanhas para divulgação das ações do órgão durante a pandemia.
Da mesma forma, a Comunicação do Estado registrou brusca queda na utilização dos recursos públicos destinados para propaganda. Os crescentes gastos – que foram de R$ 53.268.384,34, em 2014, para R$ 100.318.974,21, em 2017 – ficaram em pouco mais de R$ 11,1 milhões, no governo Ronaldo Caiado. Já, nesse início de 2020, a Secom investiu R$ 5,7 milhões em mídias.
Todos os números estão disponíveis no Portal Goiás Transparente, e podem ser acessados pelo site: http://www.transparencia.go.gov.br/portaldatransparencia.