Pesquisa mostra que e-commerce na região teve o segundo melhor desempenho nacional. Black Friday teria impulsiona o mercado durante todo mês

Vendas online crescem em novembro. | Foto: Reprodução

Uma pesquisa revelou que a região Centro-Oeste apresentou o segundo melhor desempenho nacional com vendas online em novembro. Em comparação com o mês de outubro, o e-commerce cresceu 78,35% na região, que ficou atrás apenas do Norte do país (79,16%). As regiões Nordeste (72,53%), Sul (69,79%) e Sudeste (66,99%) também tiveram crescimento.

O levantamento foi feito por parceria entre a Neotrust e o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). Segundo o responsável pelo varejo online, Gastão Mattos, a Black Friday foi uma das causas deste aumento. “A maioria das grandes lojas adotaram as promoções desde o início do mês, não concentraram apenas na data da Black Friday”, ressaltou o representante.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento do faturamento na região Centro-Oeste foi de 58,04%. As vendas onlines aumentaram 24,19% neste período. No acumulado do ano, a alta já chega a 85,82% no Centro-Oeste. As demais regiões também apresentam desempenho relevantes: Norte (90,19%); Nordeste (82,98%); Sul (69,12%); e Sudeste (54,43%).

O faturamento acumulado no ano da região Centro-Oeste é o maior do país (111,66%). O Norte é o que apresenta o segundo maior (103,78%), seguido do Nordeste (100,21%), do Sul (99,45%) e do Sudeste (78,67%).

A pesquisa utilizou informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, do IPEA e da FGV. Não foram contabilizados dados dos sites MercadoLivre, OLX, Webmotors e de setores de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação.