Venda de hidrogel pode ser proibida em territ├│rio goiano

Projeto de lei que prev├¬ a proibi├º├úo deve ser votado nesta segunda (3) na Assembleia. Proposta ├® do deputado Gustavo Sebba (PSDB)

Deputado Gustavo Sebba (PSDB), autor da proposta | Foto: Andr├® Costa

Est├í previsto para ser votado nesta segunda-feira (3/6), no plen├írio da Assembleia, o projeto de lei n┬║ 2958/15 que pro├¡be a venda das subst├óncias Hidrogel e Polimetilmetacrilato (PMMA) sem prescri├º├úo m├®dica no ├ómbito do Estado de Goi├ís e d├í outras provid├¬ncias. A proposta ├® de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB).

O projeto chegou a ser rejeitado na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) em março de 2016, mas o plenário da Casa não acatou a decisão e a proposta seguiu sua tramitação.

A mat├®ria foi aprovada na Comiss├úo de Sa├║de e Promo├º├úo Social e agora segue para ser submetida a duas vota├º├Áes em plen├írio. Caso aprovado o texto segue para san├º├úo do governador, Marconi Perillo.

A proposta de lei tem como objetivo proibir a venda das subst├óncias Hidrogel e Polimetilmetacrilato no Estado de Goi├ís. O autor da proposta justifica sua iniciativa tendo em vista diversos casos nos notici├írios de pessoas morrendo em busca do corpo perfeito ou sofrendo com les├Áes grav├¡ssimas na pele.

ÔÇ£O risco de infec├º├úo, inclusive, ├® bastante alto, qualquer corpo estranho inserido em nosso corpo facilita a forma├º├úo do biofilme, uma pel├¡cula de bact├®rias que protege os micro-organismos da a├º├úo do sistema imunol├│gico. Em outros termos, n├úo h├í ├ántibi├│tico capaz de vencer tais infec├º├Áes porque ele n├úo consegue agir na regi├úo infectadaÔÇØ, explica Gustavo Sebba.

O hidrogel tem em sua composi├º├úo 98% de ├ígua e 2% de poliamida (um tipo de pol├¡mero). Ele ├® indicado para pequenos preenchimentos a fim de amenizar rugas, corrigir cicatrizes e atenuar diferen├ºas da pele. A recomenda├º├úo da Anvisa ├® que seja aplicado no m├íximo 50 ml do produto no paciente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.