A Olímpiada deste ano acontece em Paris, na França, e muito vem se falando sobre atletas que ficaram de fora da competição por terem sido pegos em exames antidoping e quais substancias são proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional. O doping é a utilização de substâncias ou métodos proibidos, capazes de promover alterações físicas.

A lista proibida da Agência Mundial Antidoping segue três critérios. As substâncias podem ser proibidas se satisfazerem dois destes três: tem o potencial de melhorar ou aprimorar o desempenho esportivo, representa um risco real ou potencial à saúde do atleta ou viola o espírito do esporte.

No passado, substâncias como a cafeína, que ajuda na performance esportiva e muito utilizada por equipes nas Olimpíadas. Porém, nos dias atuais a cafeína pertence a uma lista de substâncias em monitoramento.

Segundo a agência, muitos países não seguem regras rígidas de rotulagem dos suplementos e, em alguns casos, o atleta pode estar consumindo uma substância proibida e atribuir o resultado positivo no exame antidoping a uma rotulagem incorreta não funciona. Rótulos de medicamentos precisam indicar a presença de substâncias que têm o uso considerado doping.

Na lista, esteroides anabolizantes androgênicos, hormônios, diuréticos e estimulantes são substâncias proibidas. Saiba os motivos.

Esteroides Anabolizantes Androgênicos

Os esteroides são conhecidos por facilitar o ganho de massa muscular e força. O mais conhecido desse grupo é a testosterona. O uso indevido para fins estéticos pode acarretar sim em ganho de performance, porém, também pode acarretar em diversos problemas de saúde.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é totalmente contra o uso de qualquer hormônio para fins estéticos ou de performance.

Diuréticos

Os diuréticos são medicamentos usados para tratar hipertensão e a retenção de líquidos. O remédio aumenta a excreção de água e sal do corpo e costuma a ser utilizado em esportes que são divididos por peso. Além disso, diuréticos aumentam o fluxo urinário, podendo diluir uma possível droga que está no organismo.

Hormônios

Entre os hormônios utilizados que são proibidos estão o Hormônio do Crescimento Humano (HGH) e Eritropoietina (EPO). As substâncias podem influenciar no ganho e crescimento muscular. Além destes, a insulina, fundamental para quem tem diabetes, é utilizada. Nestes casos, caso o atleta não necessite utilizar a insulina, ele pode falhar em exames antidoping.

Estimulantes

Os estimulantes, por sua vez, atuam no sistema nervoso central, aumentando foco, atenção, força e velocidade. Mais conhecidas como anfetaminas, eles são proibidos na lista da Agência Mundial Antidoping. Porém, a exceção é o canabidiol, que vem sendo testado para tratar dor e ansiedade. Entretanto, o THC, substância que também pode estar presente na maconha, continua proibido..

Leia também:

Olimpíada de Paris começa oficialmente, mas duas próximas sedes já trabalham na organização dos jogos

Música na abertura das olimpíadas de Paris 2024: uma sinfonia de tradição e modernidade