Veja quais locais apresentam maior risco de contaminação pelo coronavírus

Infectologista Marina Pedrosa reforça necessidade de distância entre as pessoas e orienta a higienizar produtos de supermercado

Foto: Reprodução

Em entrevista com a médica infectologista Marina Pedrosa, o Jornal Opção esclareceu quais são os locais e situações com maior risco de contaminação pela Covid-19 e quais apresentam menos riscos.

Entre os lugares públicos menos indicados para se transitar enquanto a transmissão estiver alta, estão banheiros públicos, restaurantes, locais de trabalho e escolas, festas, conferências, cinema e shows. Todos esses locais são de alto risco por serem locais em grande parte fechado, não ventilado e com chances muito prováveis do vírus ser transportado por meio de superfícies.

Em locais abertos, o nível de contaminação pode variar, dependendo dos cuidados tomados. “Todo local que tiver pessoas sem máscara, se abraçando, tendo contato físico, não mantendo distância são locais de maior risco”, explicou Marina.

Em caso de compras em supermercados, a infectologista explica que a propensão à infecção pode ser evitada sempre que tomadas as devidas providências sanitárias. “Se tomar todos os cuidados, não é grande o risco de ser contaminado fazendo compras. Mas tem que lembrar de manter o distanciamento social, usar máscara, higienizar as mãos”, disse.

No entanto, os cuidados não se limitam ao espaço de compras, ela lembra. “É necessário higienizar os produtos que compramos, pois não sabemos quem tocou. Não temos controle sobre o contato das pessoas”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.