Veja como funcionará o Uber em Goiânia após decreto de regulamentação

Empresas têm o prazo de 30 dias para apresentarem requerimento de autorização. Condutores e veículos também precisam se adequar

Iris Rezende (PMDB) assina decreto para regulamentação do Uber | Foto: Marcelo Gouveia /Jornal Opção

O prefeito Iris Rezende (PMDB), conforme adiantou o Jornal Opção, assinou na tarde desta sexta-feira (6/10), decreto que estabelece normas para a exploração da atividade econômica de aplicativos de transporte particular, como o Uber e o 99POP, em Goiânia.

De acordo com o decreto, os aplicativos se submeterão às normas que, entre outras coisas, condicionam o direito à exploração dos serviços ao cadastramento e à autorização prévia dada pela Prefeitura.

Para os condutores, o novo regulamento exige Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, não ter antecedentes criminais, possuir endereço fixo e comprovação de contratação de seguro para os passageiros.

Os veículos deverão estar identificados e ter, no máximo, oito anos de fabricação, além de possuírem certificado de registro e licenciamento na cidade de Goiânia.

O decreto fixa o prazo de 30 dias para as operadoras de tecnologia apresentarem requerimento de autorização, 90 dias para o gradativo cadastramento dos condutores e 180 dias para adequação de veículos.

As normas dizem ainda que os veículos não podem ocupar pontos e vagas de táxi e nem manter-se em aglomeração aguardando chamadas.

Valores

As empresas dos aplicativos terão que pagar R$ 0,10 centavos por quilômetro rodado. O valor será recolhido, mensalmente, pela Operadora de Tecnologia (OT) mediante emissão de Documento Único de Arrecadação Municipal (DUAM). Os valores serão reajustados anualmente.

Os valores a serem cobrados pelo serviço devem ser disponibilizados ao usuário antes do início do corrida com informações sobre o preço a ser cobrado e a possibilidade de cálculo da estimativa do valor final.

Obrigações

As empresas são obrigadas a disponibilizar no aplicativo: opção por veículos com características e serviços diferenciados; ferramenta de avaliação do serviço prestado; identificação do motorista com foto, marca, modelo e placa do veículo e número do cadastro municipal.

Os condutores terão que zelar pela manutenção e identificação dos veículos. Eles estão proibidos de fazer trajeto mais extenso, exceto quando solicitado pelo usuário.

Compromisso

A decisão vem três meses após Iris ter garantido, durante entrevista à imprensa, que iria encaminhar um projeto de lei à Câmara Municipal para tratar sobre o tema. Inclusive, havia se comprometido com o presidente do Legislativo, vereador Andrey Azeredo (PMDB), que a decisão não seria monocrática.

“Designamos uma comissão para estudar o caso, porque foi feita uma solicitação do presidente da Câmara que em vez de decreto, fosse projeto, eu achei importante, é uma questão que deve ser discutida, porque fala da segurança da população”, afirmou o prefeito no dia 4 de julho.

No entanto, a imagem abaixo, embora não esteja nos sites oficiais da Prefeitura de Goiânia (a última agenda disponível é a do dia 1º de outubro), mostra o contrário.

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Romero Machado da Silva

Quantos táxis possui a Cidade? E quantos carros do uber terão autorização? Se não haver limites não haverá concorrência legal, não adiantará nada, continuarão exterminando os TAXISTAS.

Motorista Uber

Que pena para o taxista kkkk

Ribamar

Que pena dos escravos da uber, que nunca vão poder trocar de carro, sempre vão ficar submisso a uma empresa escraviza esses coitados kkkk.

Flávio Moraes

Com certeza 70% dos passageiros não usavam serviços de táxi, portanto, com uma tarifa muito mais acessível estão usando o serviço.
Os taxistas deixaram de reinar. Globalização é isso! Concorrência!!!!!

Ernani Capuzzo.

Abaixo o transporte clandestino.

Paulo Gonçalves

Meu carro e placa de firminopolis Go, ainda está financiado, ou seja, estou desempregado apt de agora, só pra n ficar sem falar, paguei 1433,00 de documentos esse ano, dinheiro q vai para o estado e tbm para o município. Vergonhoso íris, prefeito analógico no século 21

Marcelo

Atenção Ubers e 99.
Sou Uber em SP.
Esses decretos de prefeitura estão totalmente alienados legalmente perante a lei maior: Consttituicao Brasileira! Procurem os Fóruns e advogados pra entrarem com mandato de segurança !
Assim faremos aqui!
Procurem nas redes sociais o Uber do Marlon!
Boa sorte

Wemerson

UhhhuuL Parabéns prefeito????????acabou a farra desse Uber?

Lucas

Kkkkk acabou mesmo? Vai é ter mais corridas, porque táxi ninguém vai pegar de qualquer jeito, uma vez que o atendimento é um lixo, parecem que acham ruim ter alguém entrando no veículo, no Uber o atendimento diferenciado ganha a demanda, não é o preço seu imbecil, já peguei corrida que a dinâmica estava 2x o preço do táxi e os passageiros felizes da vida! Obrigado íris, pois assim muitos motoristas irregulares vao ser banidos, e vai sobrar cliente! #chorataxi #vemprouber

Valdemir

Vc vai morrer de fome! trabalhando no urber, pq só da pro aplicativo troxa.

Brubs

vai morrer de fome onde…quem vai morrer é vc de preocupacao seu taxista bosta

Ribamar

Ainda tem pessoas bosteticas que dizer que esses escravos sabem atender bem os clientes, nem conhecer as cidades que eles trabalham, eles conhecem direito, depende de um aplicativo para se localizar, e quando o passageiro precisa de um motorista do uber para colocar um passageiro cadeirante no carro, eles não desce nem do veículo , o povo tem que entender que táxi é um transporte público e nunca acaba é igual a Coca-Cola pode inventa meio mundo de refrigerantes mais a Coca-Cola nunca saí do mercado, se fosse assim já tinha acabado com os ônibus coletivo.

Uber e pop o futuro

Vai nesse amigão táxi vai ser igual orelhão não acaba mais ninguém usa kkkkk

Ivan

Voces taxista so pega passageiros por falta de opçao. Quando abre concorrencia vcs ficam parados.
Estao acostomados a fazer 3 corridas e ganhar o dia agora se ferrou

Alexsandro

Lucas, no teu atendimento tá incluído a boquete?

reinaldo

cara vc é burro, naão sabe ler? Muito ao contrário!! Uber legalizado e funcionando sem que os trogloditas possam reclarar kkkkk que imbecil vc é!!

anderson

que nada seus táxi, com a nosso regularização vão nos proporcionar mais corridas e outra vcs não poderão nos chamar de irregular si vamos ver quem vai rir seu táxi

Contrataxiprecoaltissimo

Taxista

Jhony

OK. Mais se terá a cobrança de taxa por km, o que os motoristas terão de benefício. Será que terão desconto de IPVA, IPI, etc.

Brubs

Quem paga nao é o motorista seu inutil e sim o passageiro….Isencao pra que? Enquanto vc faz uma viagem, fazemos 10

Jamez

Isso não é concorrência, é inovação! Contudo a política burocrática e interessera visa só obstáculos e mais impostos, sempre colocando cabresto na evolução. Deveriam na prática, diminuir impostos dos táxis, diminuir buracracia e garantir autonomia as pessoas e serviço, garantindo a LIBERDADE garantida na constituição.

joão roberto rocco

Sempre tive o eminente PREFEITO IRIS REZENDE em alta estima e em todas as eleições que se candidatou votei nele. Portanto fiquei extremamente decepcionado com sua atitude em relação aos aplicativos de mobilidade urbana como o UBER e 99POP. Pois se trata muito mais de tirar o emprego de mais de 9000 pessoas assim como eu, mas sim de tirar a mobilidade de transporte de milhares de cidadãos que fazem a escolha por esse tipo de transporte. Por ser de fácil uso e muito mais seguros, além de ter os preço bem baratos em relação aos concorrentes. O PREFEITO deve… Leia mais

Agnaldo

Não sei se é bom para o táxi. Mas o uber só tem vagabundo

Mário

Prefeito comprado pela máfia dos taxistas.
Um serviço porco desses e não se pode nem ter concorrência.

Alexsandro

Porco e tudo doido pra ser taxista. Idiota

Fabrício Cavalcante

Olha, todos vocês tanto dos aplicativos, quanto taxistas tem que parar com estas rixas, pois o sol é para todos, se tem regras para uns tem que existir regras para outros, ou seja, para todos. Ninguém é melhor que ninguém. Entendo, que o mal profissional existe em todas as classes: por exemplo, tem péssimos taxistas, como também tem péssimos condutores do Uber e 99pop e outros, como advogados, engenheiros, médicos, mecânicos é etc…..por isto, temos procurar trabalhar em paz e darmos o melhor de cada.ok abraços a todis, que Deus abençoem….

Mário

Verdade meu amigo tudo que falou diz tudo sou taxista à 26 anos e esse negócio de mau atendimento vem de pessoas para pessoa e existe em toda profissão agora fico com pena dos motoristas da UBER porque que ganha dinheiro mesmo é só o aplicativos!

tom

Agora. Para ser justo tera q tirar aquele curso obrigatorio dos taxista para tirar sua matricula ja q os aplicativos nao precisa nao precisando mas da fiscalizacao de um departamento organizado peça smt de nome postura (QSL ou QSP )

Eder

Ladrão , sempre quem paga a conta é consumidor 0,10 centavos vai virar propina para os políticos nada retorna para sociedade

Felipe

Oab tacusta não quer a regulamentação. E sim a extinção. E difícil de entender isso.
E queria saber pra que mais imposto, se o que vocês sabem fazer é só roubar e desviar verba. Esse imposto será só mais um entre muitos para ser desviado. Triste esse país. Bolsomito 2018 já.

tulio

Esse prefeito de mer… é pior que o outro, cidade abandonada esburacada acabando com os carros e sugando cada dia mais a população, lixo por todo lado. FDP não ganha eleição nem para pior prefeito velho gaga

Camilo

Tá aí um prefeito que trabalha em prol do faturamento próprio.
Garantir o orçamento gordo da prefeitura é sei papel,
Cobra imposto à cada km rodado, exige o licenciamento em nome do seu cofre … Oque vc cobra em favor dos motoristas ? Nadaaaaa apenas garante o combustível mais caro do Brasil.

Leo

Esse prefeito só aparece pra fazer bobagem! Impressionante

Douglas

Uma empresa, norte americana. Que trabalha dentro da ilegalidade, ai o pessoal acha o máximo. Um transporte clandestino, que veio cheio de crimes. Infligindo várias regras da lei. E o povo achando o máximo. Crime de dumping, crime de sonegação de impostos, crime de não reconhecer vínculo empregatício, etc… Ele veio pra escravizar os parceiros e derrubar uma classe justa.

Douglas

Uma empresa, norte americana. Que trabalha dentro da ilegalidade, ai o pessoal acha o máximo. Um transporte clandestino, que veio cheio de crimes. Infligindo várias regras da lei. E o povo achando o máximo. Crime de dumping, crime de sonegação de impostos, crime de não reconhecer vínculo empregatício, etc… Ele veio pra escravizar os parceiros e derrubar uma classe justa. Todos pela plc 28 de 2017. Que a justiça seja feita.

Uberianus

O que é barato tem que ser usado mesmo.
Agora que e engraçado ver a galera pagando 7$ e ainda querendo andar pagando de rico kkkkkkkk.
Moço tem água?
Moço tem balinha?
Tem não.
O que ? Você não tem balinha e nem água?
Kkkk tão pagando barato demais e querem exigir ainda mlds..
Uber, Grande ilusao.

Marcelo

Atenção Ubers e 99.
Sou Uber em SP.
Esses decretos de prefeitura estão totalmente alienados legalmente perante a lei maior: Consttituicao Brasileira! Procurem os Fóruns e advogados pra entrarem com mandato de segurança !
Assim faremos aqui!
Procurem nas redes sociais o Uber do Marlon!
Boa sorte

Genely

Novamente o povo perdendo privilégio.
A Uber para o pobre é essencial. Vivemos em tempos moderno, e o Táxi é coisa velha antiga como o Prefeito Íris Rezende. Não poderia esperar outra decisão de uma mente tão retrógrada.
As coisas velhas tem que acabar para as novas entrarem. Se é para o bem do cidadão, então porque estão tirando este benefício deles?

Genely

Agora a Uber tem que cobrar menos nas corridas.
Ela cobra 25% da corrida. 15% está passando de bom para a Uber. A gasolina é muito cara, e o desgaste do carro é muito.
Então os motoristas da Uber tem que se ajuntar e exigir isso da Uber.