Veja como funcionam os drones com cabos de fibra óptica usados na guerra da Ucrânia

01 junho 2025 às 10h08

COMPARTILHAR
A Rússia tem utilizado uma nova arma na guerra contra a Ucrânia: drones improvisados com cabos de fibra ótica. A inovação neutraliza defesas eletrônicas eficazes contra drones tradicionais.
A “gambiarra” possui uma bobina fixada em sua parte inferior com dezenas de quilômetros de cabos, que conecta o drone ao controlador de forma física. Conforme o objeto voa, esse cabo se desenrola e segue conectado ao controle.
O equipamento visa atacar e monitorar alvos ucranianos sem o risco de interceptação eletrônica, principalmente em áreas de trincheiras, na linha de frente da guerra.
No drone, os sinais de vídeo e controle são transmitidos através do cabo, diferente dos tradicionais que são operados por frequência de rádio. A existência da conexão física faz com que ele não sofra interferências por interceptores eletrônicos.
Drones tradicionais costumam ser derrubados em conflitos por um processo de interferência eletrônica conhecido como “jamming”. Jamming consiste na utilização de aparelhos para interromper ou bloquear sinais de comunicação com os dispositivos.
Dispositivos do tipo emitem sinais fortes nas mesmas frequências usadas pelos drones, bloqueando os sinais. Isso causa a perda de ligação com o operador e pode fazer com que o drone caia ou tente retornar à sua base.
Leia também
A nova e devastadora arma que está transformando a guerra na Ucrânia