O primeiro debate eleitoral para as eleições majoritárias em Anápolis foi realizado na noite desta quarta-feira, 21, pela Rádio Manchester. O encontro, que reuniu os cinco candidatos à prefeitura, aconteceu no plenário da Câmara Municipal. Além dos prefeitáveis e seus respectivos vices, o evento contou com a presença de alguns assessores e convidados, entre eles o prefeito Roberto Naves, a primeira-dama e deputada Vivian Naves, e a empresária e ex-deputada Onaide Santillo.

Os momentos que antecederam o início do debate foram marcados pela cordialidade entre os participantes: Antônio Gomide (PT), Erizânia Freitas (UB), Hélio da Apae (PSDB), José de Lima (PMB) e Márcio Corrêa (PL) protagonizando um confronto de ideias e críticas. O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro, cada candidato teve a oportunidade de se apresentar ao público. No segundo bloco, os candidatos responderam a uma pergunta em comum, sobre o que os motivou a disputar as eleições.

O terceiro bloco foi dedicado a duas rodadas de perguntas com temas sorteados, feitas pelos jornalistas da Rádio Manchester e do Diário da Manhã. O quarto bloco foi o mais acirrado, com os candidatos fazendo perguntas entre si, novamente com os temas definidos por sorteio. Antônio Gomide, candidato do PT, destacou que sua campanha focará no legado de suas duas gestões anteriores à frente da prefeitura, combinando essa experiência com o conhecimento adquirido como deputado estadual.

Eerizânia Freitas, do União Brasil, enfatizou sua conexão com o governador Ronaldo Caiado, a quem considera o mais bem avaliado do Brasil, e destacou sua trajetória na carreira pública e na gestão atual. Hélio da Apae, do PSDB, indicou que sua campanha será pautada pelo trabalho voluntário que desenvolveu, especialmente na gestão da Apae Anápolis, e pela gestão do ex-governador Marconi Perillo.

José de Lima, do PMB, centrou sua participação em críticas à atual administração municipal e destacou sua experiência como empresário e político, apontando honestidade e transparência como qualidades essenciais na política.

Márcio Corrêa, candidato do PL, sugeriu que sua campanha se concentrará em apontar as falhas da gestão atual e em promover uma administração mais moderna e menos burocrática, enfatizando sua capacidade empreendedora.

Como os candidatos se apresentam

Os cinco candidatos trazem diferentes perfis e propostas para a cidade. Erizania Freitas se apresentou como professora, servidora pública há mais de 20 anos e filha de pedreiro e cozinheira. Ela enfatiza que a educação foi crucial para transformar sua vida e, por isso, escolheu seguir a carreira docente em Anápolis. Erizania é mãe de dois filhos e pretende usar sua experiência para contribuir com o desenvolvimento educacional do município.

“O que eu trago para essa campanha é a experiência de uma professora que foi secretária da educação e da assistência social. O que eu trago para essa campanha é experiência de quem percorreu todas as regiões da cidade, ouvindo de perto a população. O que eu trago para essa campanha é a vontade de fazer com que Anápolis seja a melhor cidade do Estado de Goiás”, iniciou Erizania Freitas.

Antônio Gomide, por sua vez, é um nome já conhecido na política local. Chegou a Anápolis ainda criança, formou-se em odontologia e possui pós-graduação em saúde coletiva. Gomide já foi prefeito da cidade por duas vezes, além de ter atuado como vereador e, atualmente, ser deputado estadual. Sua trajetória política e administrativa é um dos pilares de sua campanha, com o objetivo de continuar seu trabalho no desenvolvimento de Anápolis.

“Em Anápolis, tive a oportunidade desde criança, quando cheguei em Anápolis, de estudar no colégio Santana e São Francisco. Nesse momento queremos discutir Anápolis para ter uma cidade cada vez melhor e entendemos que é nesse debate que vamos colher as informações de toda a população”, destacou Gomide.

Márcio Corrêa é outro candidato que se destaca. Dentista, com mestrado e doutorado, ele é filho de dois servidores públicos de Anápolis. O candidato se apresentou como cristão, casado e pai de dois filhos. Segundo Corrêa, ele é conhecido por sua ligação com a cidade onde nasceu e cresceu, e promete trazer essa experiência para sua administração.

“Tenho muito orgulho de Anápolis e é por Anápolis que estou mais uma vez enfrentando o maior dos meus desafios. Tenho acompanhado o quanto a cidade vem perdendo espaço. Anápolis tem o que a maioria dos municípios não têm: um povo trabalhador, honesto, mas que espera por oportunidades. Falta vontade política para fazer essa cidade prosperar”, disse Márcio Corrêa.

O candidato Hélio Lopes, advogado, também entra na corrida eleitoral, apesar de não ser natural de Anápolis. Nascido em Santa Terezinha de Goiás, Hélio busca conquistar o eleitorado anapolino com sua experiência jurídica e propostas voltadas para a justiça e a cidadania. Residente em Anápolis, Hélio Lopes se tornou conhecido pela administração na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e, também, por sua gestão no Ipasgo.

“O poder que Deus concede ao cidadão o faz com que ele seja servo do evangelho, Efésios 3:7. Quero dizer à população anapolina, que como servo de Deus e uma pessoa que sempre se dedicou ao voluntariado, uma pessoa que sempre trabalhou de mãos estentidas à sua população, que tem reconhecimento na cidade de Anápolis, no estado e até no Brasil como um grande administrador”, afirmou Hélio Lopes.

Nascido em Goiandira, José de Lima é um político veterano em Anápolis. Sua carreira política iniciou-se em 1986, quando disputou sem sucesso vaga na Assembleia Legislativa de Goiás. Em 1988, elegeu-se vereador para a Câmara de Anápolis e, posteriormente, exerceu mais dois mandatos na Casa. Ao longo de sua carreira, Lima concorreu diversas vezes à prefeitura de Anápolis, acumulando cinco disputas anteriores.

“Fui vereador por 3 mandatos e deputado estadual. Tornei-me empresário nessa cidade, no ramo da marmoraria, há 50 anos. Quero ser prefeito para mudar a realidade daqueles que, como eu, cresceram com poucas oprtunidades, onde a saúde, habitação, segurança e educação eram escassos. Infelizmente, de certos mandatos para cá, pouco mudou”, pontuou José de Lima.

Opção Pesquisas em Anápolis

O Opção Pesquisas, instituto do Jornal Opção, realizou pesquisa eleitoral em Anápolis entre os dias 8 e 11 de agosto, e encontrou que 38,4% dos eleitores pretende votar em Antônio Gomide (PT) para prefeito, enquanto 33,7% pretende votar em Márcio Corrêa (PL). No segundo turno, ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais.

A comparação com o último levantamento do instituto, do dia 15 de julho, revela que o candidato do PL vem se aproximando do líder. Naquela data, Gomide liderava com 38,3% das intenções de voto enquanto Márcio Corrêa tinha 32,5%. A tendência de aproximação dos candidatos já era demonstrada nas pesquisas de maio deste ano.

Nesta pesquisa estimulada (em que o nome dos candidatos é apresentado), votos brancos e nulos surgem em terceiro lugar, com 5,2% das respostas dos eleitores. Erizania Freitas (UB) é a quarta colocada, com 4,2%. Hélio Lopes (PSDB) é o quinto, com 3,1%. Eleitores indecisos são 15,4%.