Vazão do Rio Meia Ponte atinge o nível crítico 4 e racionamento não é descartado

Esforços são para que a média não fique abaixo de 1.500 l/s, que é o nível crítico que pode gerar ações voltadas para o racionamento de água em Goiânia e em Aparecida de Goiânia.

Foto: Semad

A vazão da bacia do Rio Meia Ponte registrou uma média de 1.481 litros por segundo na manhã desta quinta-feira, 12. Após um período de estabilidade, a vazão vem caindo desde terça-feira, dia 10, quando registrou 2.325 l/s. Na quarta-feira, a média foi de 1.762 l/s.

O racionamento está previsto para iniciar com 1.500 litros por segundo por sete dias seguidos, ou seja, se a média se estabilizar no patamar de hoje nos próximos dias o racionamento de água será inevitável. Segundo o governo, todos os esforços são para que a média não fique abaixo de 1.500 l/s, que é o nível crítico que pode gerar ações voltadas para o racionamento de água em Goiânia e em Aparecida de Goiânia.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, a secretaria tem intensificado a fiscalização das outorgas de uso de água e negocia com produtores para que a água de reservatórios particulares seja utilizada com o propósito de equilibrar a vazão na bacia do Rio Meia Ponte.

“Nós temos 400 reservatórios mapeados acima do ponto de captação do Rio Meia Ponte”, informa Andréa Vulcanis. “Destes, 70 têm acima de 2 hectares de espelho d’água. Somente eles representam 42 milhões de metros cúbicos de água reservada”, enumera.

“São neles que haverá um esforço de negociação com os seus proprietários para que haja uma liberação progressiva da água para sustentar um maior equilíbrio na vazão”, complementa.

Segundo a Saneago, apenas na hipótese de serem adotadas medidas de rodízio, em função da redução de vazão de água bruta no Rio Meia Ponte, a planilha de alternância de bairros será amplamente divulgada, com antecedência de 48 horas, demonstrando as regiões a serem atingidas, contendo as informações quanto aos períodos e datas de paralisação e/ou intermitências do abastecimento de água.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.