Vanderlan anuncia Sucena Hummel como vice em sua chapa em Goiânia
13 setembro 2024 às 17h35
COMPARTILHAR
O candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD), oficializou nesta sexta-feira, 12, a escolha presidente licenciada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), Sucena Hummel, como candidata a vice-prefeita. A decisão veio após a saída do médico e ex-vereador Paulo Daher (PP), que renunciou ao cargo depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) excluiu o Progressistas da coligação Goiânia que Queremos, formada com o PSD.
Apesar disso, a coligação já declarou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reverter a decisão. Sucena Hummel, 43 anos, que é natural de Inhumas (GO), afirmou ao Jornal Opção que aceitou de prontidão o convite, mas ressaltou que já fazia parte da equipe de coordenação.
“Há um tempo, o senador Vanderlan me procurou e me convidou para ajudá-lo na pré-candidatura, na época, à Prefeitura de Goiânia, com ideias e sugestões, principalmente devido ao que eu represento enquanto contadora. Então eu falei, ‘tamo junto (sic), senador, vamos construir um plano pra Goiânia que queremos'”, relatou Sucena.
Durante a pré-campanha, a agora candidata a vice disse que a equipe já havia considerado a possibilidade de uma chapa pura dentro do partido, onde seu nome chegou a ser cogitado. No entanto, com a entrada do PP na coligação, a estratégia mudou, mas o projeto continuou firme.
“A gente continuou com o projeto de pensar no plano de governo, de falar de Goiânia. E agora, com essa decisão, o senador me fez o convite e, de pronto, eu aceitei”, disse. “Acho que é um desafio e que a gente tem muito a contribuir com Goiânia, principalmente pelo segmento que eu represento e por eu ser mulher.”
Faltando menos de um mês para as eleições, Sucena reafirma que o foco da campanha permanece inalterado. “O foco não muda. Dr. Paulo Daher continua com a gente, é um grande guerreiro que tem trabalhado muito e vai continuar trabalhando”, afirmou. Ela destacou que a campanha seguirá com a mesma equipe e objetivos definidos desde o início.
Com graduações em Letras e Ciências Contábeis, além de pós-graduação em Gestão de Pessoas e um MBA em Consultoria e Empreendedorismo Contábil, Sucena acredita que sua formação em contabilidade traz uma perspectiva valiosa para o setor produtivo. No entanto, ela enfatiza que sua contribuição vai além da técnica.
“Eu sou mulher, sou mãe, e eu até brinco muito que sou o 190 da minha família. A gente não traz somente a parte técnica, mas traz essa visão diferenciada que a mulher tem, esse olhar do acolhimento, da proteção, dos direitos. A gente pode fazer de tudo um pouco”, concluiu.
Casada com Edson Cândido Pinto, contador e advogado que atualmente preside o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Goiás (Sescon-GO), Sucena é mãe de duas filhas, Ana Clara e Maria Eduarda.
Setor produtivo
A reportagem também ouviu algumas lideranças do setor produtivo e o nome da presidente do CRC-GO foi bem visto. “É um bom nome para ser indicado como vice, porque é do setor produtivo”, disse um liderança sob reserva, por conta de tratativas comerciais.
Everaldo da Cunha, presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado de Goiás (Scesgo), aprovou a escolha e ainda revelou que mudou seu voto e irá apoiar Vanderlan. “Eu estava conversando exatamente isso com ela, até falei que vou mudar o meu voto”, afirmou.
O impacto da mudança, segundo ele, é substancial para o setor administrativo, uma vez que o representante da classe contábil influencia todos os setores. “Nada mais é do que essa pessoa que está relacionada entre o profissional, com os setores, todos estão relacionados com contabilistas”, avaliou.
Leia também: