O prefeito de Catalão, Velomar Rios (MDB), afirmou em entrevista ao Jornal Opção que a duplicação da GO-330, entre Catalão e Ipameri, representa não apenas um avanço em infraestrutura, mas uma reparação histórica com a região. “Se temos, de Catalão a Goiânia, um trecho que pode ser considerado o trecho da morte, é exatamente esse. Vamos acabar com ele e transformar em trecho da vida.”

Segundo o prefeito, a obra atende a um antigo anseio da população local e regional, já que a GO-330 é a única via de entrada e saída de Goiás, entre os principais eixos econômicos do estado, que ainda não é duplicada. “Catalão é o único entre os dez maiores PIBs de Goiás que não tem ligação com a capital por pista dupla. Todas as demais cidades já têm, seja por rodovia federal ou estadual”, criticou.

A duplicação será realizada por etapas. O primeiro trecho entre Catalão e a GO-305, já está licitado, homologado e com ordem de serviço prevista. Em seguida, as obras avançam até a ponte do Veríssimo e, posteriormente, até Ipameri, totalizando cerca de 57 km. Esse segmento, de acordo com Velomar, é o mais crítico da rodovia. “É um martírio, principalmente à noite. Muita curva, asfalto desgastado. A duplicação vai trazer mais segurança.”

Obras têm previsão de início ainda neste mês

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, afirmou à reportagem que a previsão de início das obras é para o dia 20 de agosto, data em que se comemora o aniversário de Catalão. “Queremos dar esse presente para a cidade”, declarou.

O projeto de engenharia foi apresentado por Pedro Sales em março, durante sessão solene na Assembleia Legislativa. Financiada com recursos estaduais, a obra deve receber investimentos superiores a R$ 400 milhões.

IMG_7739
Velomar Rios, prefeito de Catalão | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Pedro Sales destacou que os trabalhos serão realizados de forma contínua, com licitações em sequência para que não haja interrupções. “Nosso planejamento é que, sempre que vencermos um trecho, já esteja licitado o próximo. A expectativa é iniciar em agosto de 2025 e seguir até Ipameri sem pausas”, explicou.

O secretário estadual de Infraestrutura e ex-prefeito de Catalão, Adib Elias, ressaltou a importância estratégica da obra. “Catalão é a quinta economia do Estado. Produz automóveis, minérios essenciais ao agronegócio, como soja e milho. Essa conexão com o Sudeste do Brasil é um trunfo de conforto, segurança e desenvolvimento para Goiás.”

Ainda segundo Velomar, há tratativas para que outros trechos da GO-330 também sejam contemplados, inclusive com possíveis parcerias privadas. A expectativa é de que, em médio prazo, todo o trajeto entre Catalão e Goiânia esteja duplicado.

Leia também:

“Seu povo apanhou um pouquinho”: dona de padaria em Catalão é condenada por racismo contra funcionária

Duas carretas e uma caminhonete batem na BR-050, próximo a Catalão, em acidente com duas mortes