Valdir do MST lança pré-candidatura a deputado federal pelo PT

Liderança do MST, Valdir Misnerovicz, afirma que a entrada na vida política é para ajudar na reconstrução do país em prol de um projeto popular e na luta pela terra

Neste sábado, 19, Valdir Misnerovicz 19, lança a candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás, apoiado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento será no Assentamento Canudos, em Palmeiras de Goiás, a partir das 8h da manhã e contará com lideranças do partido.

“Valdir do MST” como é conhecido, é militante social, camponês, assentado da reforma agrária, bacharel, licenciado e mestre em Geografia. Sua militância sindical começou no Departamento Rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ainda na década de 1990, Valdir entrou para o MST no Rio Grande do Sul, onde nasceu. Alguns anos depois, em 1995, ele foi para o Mato Grosso para ajudar na construção do MST no estado e, quatro anos depois, mudou-se para Goiás, onde permanece até hoje.

Em 2018, Valdir recebeu convite do PT para participar das eleições, entretanto, não se lançou candidato, devido a “situação jurídica causada pela criminalização dos movimentos sociais”, segundo ele. Ainda assim, Valdir do MST contribuiu na elaboração do Plano de Agricultura da campanha do PT ao governo do estado, na época o nome ao governo era de Kátia Maria (PT) e do Plano Agrário do então candidato a presidente da República, Fernando Haddad (PT).

Segundo o pré-candidato, a entrada na vida política é para ajudar a reconstruir o Brasil. “O país atravessa crises sistêmicas e, para superar esse cenário, é preciso um grande mutirão para a reconstrução do Brasil. Por isso, entendemos a importância da disputa institucional, no Congresso, que influencia na luta social. Nos últimos trinta anos, dediquei a militância na luta pela terra e em prol de um projeto popular para o Brasil”, afirma Valdir. 

Durante o evento de filiação e anúncio da pré-candidatura, haverá um plantio de mudas em homenagem ao primeiro parlamentar camponês, José Porfírio. Segundo o candidato, o ato em prol da liderança morta pela ditadura civil-militar, ‘Plantando o Bosque José Porfírio, vai de encontro com o objetivo de sua pré-campanha, a qual nasce da luta social, assim como foi e é o MST. Na ocasião, Alinne Porfírio, neta do homenageado, estará presente.

Também estarão presentes, Kátia Maria, presidente estadual do PT; Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República; João Pedro Stédile, da direção nacional do MST; Adriana Accorsi, deputada estadual pelo PT; Rubens Otoni, deputado federal pelo PT; Marina Santana, ex-senadora; e Wolmir Amado, ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Além de agricultores/as familiares do Assentamento Canudos.

Uma resposta para “Valdir do MST lança pré-candidatura a deputado federal pelo PT”

  1. Avatar Eloio Francisco da Silva disse:

    Gostaria de melhorar a nossa associação pela as famílias e com as famílias para agregar valores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.