“Vai ser exigido muito mais transparência e profissionalismo”, diz especialista sobre mudanças no Instagram

Alterações anunciadas pela plataforma, como a ocultação de curtidas, fará com que empresas apostem mais no conteúdo

Foto: Reprodução/ Instagram

As mudanças anunciadas recentemente pelo Instagram devem impactar diretamente o trabalho de empresas que atuam com a rede social. Uma das principais mudanças, a ocultação das curtidas em publicações, pode deixar ainda mais difícil para que influenciadores digitais e empresas demonstrem seu valor na principal plataforma de compartilhamento de fotos.

Para o administrador e especialista em gestão de projetos digitais Lorran Souza, essas mudanças significam uma quebra de paradigma que exigirá mais atenção ao conteúdo para aqueles que atuam diretamente na rede social. “Aquela busca desenfreada por curtidas em que os dados quantitativos se sobressaiam vai dar espaço para publicações que explorem mais a qualidade dos conteúdos. Portanto, o engajamento dentro desta plataforma será mais por meio de conversas orgânicas e comentários”, disse ele durante palestra na Expo Turismo Goiás, em Goiânia.

Com mais de 66 milhões de usuários no Brasil e uma média de 80 milhões de fotos publicadas por dia, o Instagram possui um engajamento 58 vezes maior que o Facebook e tem se tornado uma das redes sociais favoritas para a atuação das agências de turismo. Apesar da desvantagem de não aparecer o número de curtidas, Souza acredita que a mudança também apresenta oportunidades para as agências. “Vai ser exigido muito mais transparência e profissionalismo no relacionamento com os internautas com conversas mais autênticas”, destacou.

Outra tendência apresentada pela rede social é diminuir o número de ações movidas por automoções. Para Souza, o Instagram tem se tornado cada vez mais rígido com perfis e páginas que utilizam a automação para ganhar mais curtidas e, consequentemente, mais visibilidade. “Antes mesmo dessas mudanças já começamos a ver os movimentos do Instagram em coibir a ação de robôs, inclusive com suspensões de contas”, afirmou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.