Vacina da gripe em 2024 recebe atualização para conferir proteção ampliada contra Influenza
18 março 2024 às 17h43
COMPARTILHAR
*Matéria atualizada às 17h07 do dia 8 de abril de 2024
Em 2024, a vacina contra a gripe foi aprimorada para oferecer uma proteção mais abrangente contra os quatro principais tipos de vírus da influenza em circulação: dois do tipo A (H1N1 e H3N2) e dois do tipo B (linhagens Victoria e Yamagata).
É recomendado que todas as pessoas a partir dos seis meses de idade recebam a vacina, sem limite máximo de idade, exceto para aqueles com alergia ou sensibilidade a qualquer componente da vacina.
Para crianças entre seis meses e 8 anos, são necessárias duas doses, com intervalo de um mês entre elas. A partir dos 9 anos de idade, é administrada uma dose única anualmente.
É importante ressaltar que a vacinação dos idosos merece atenção especial, visto que fazem parte de um grupo considerado de risco. A vacina Efluelda®, que é especialmente formulada para este grupo, oferece quatro vezes mais antígenos do que a vacina convencional, segundo o laboratório Sabin, que comercializa o imunizante.
Além disso, a bula da vacina garante que a “Efluelda® é uma suspensão aquosa estéril de vírus influenza inativado para injeção intramuscular”, além de conter “quatro cepas de vírus influenza propagados em ovos de galinha embrionados.” A bula ainda informa outros componentes ativos, confira:
Apesar disso, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que a vacina não faz parte do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Além de proporcionar uma proteção ampliada, essa vacina reduz significativamente as complicações decorrentes da gripe, que são comuns em pessoas com mais de 60 anos.
Leia também: