Vacina contra dengue se mostra eficiente em grandes testes

A  vacina TAK-003, fabricada pela empresa farmacêutica Takeda, apresentou 80,2% de eficácia em geral

Vacina contra dengue

Foto: Reprodução / SMS

Com eficácia de 80,2% na prevenção da dengue, testes da vacina TAK-003 se mostraram promissores, segundo estudo publicado no periódico The New England Journal of Medicine. O artigo mostra que a empresa farmacêutica Takeda, responsável pela fabricação da vacina, parece ter descoberto como imunizar pessoas que nunca foram expostas ao vírus da dengue. 

Entretanto, questões importantes como se a vacina pode potencializar a infecção em alguns receptores ainda não foram respondidas. Testes foram realizados em 20 mil crianças e adolescentes, de 4 a 16 anos, em oito países da Ásia e América Latina. A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) relata:

“Doze meses após os participantes receberem sua segunda e última dose, os pesquisadores compararam quantas pessoas nos grupos placebo e vacina desenvolveram casos confirmados de infecção com qualquer uma das quatro cepas diferentes, ou sorotipos do vírus da dengue. A vacina teve 97,7% de eficácia contra o sorotipo dengue 2. Já para o sorotipo 1, diminuiu o número de infecções em 73,7%. Enquanto para o sorotipo 3, em 62,3%. Já entre os participantes que adoeceram, reduziu o risco de hospitalização em 95,4%”.

Conforme explica a SBMT, a tentativa de aprovar a regulação em países afetados, entre eles o Brasil, deve se dar no segundo semestre de 2020. A dengue é uma das principais doenças reemergentes e foi considerada uma das 10 principais ameaças à saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo todo, 400 milhões de pessoas são infectadas e cerca de 25 mil mortes são registradas anualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.