COMPARTILHAR

Identidade visual da nova edição do festival de música traz obra de Ana Paula Dornellas, alvo de polêmica judicial por estilizar imagens de santa 

Foto: Reprodução
Santa ganha nova roupagem e desafia Justiça: “Arte é laica” |  Foto: Reprodução

O Festival Vaca Amarela anunciou, nesta terça-feira (23/8), alguns dos nomes que farão parte da programação do evento, que completa 15 anos em 2016 com uma boa dose de polêmica. A arte do festival traz uma imagem de uma santa amarela com manchinhas de vaca assinada pela artista plástica Ana Paula Dornellas, a Ana Smile, que foi proibida pela Justiça de fabricar e vender as imagens estilizadas.

[relacionadas artigos=”73348″]

Na decisão, de caráter liminar, o juiz Abílio Wolney acatou pedido da Arquidiocese da capital e impediu que Ana divulgue as obras, mesmo na internet, e que deixe de vendê-las, sob pena de multa de R$ 50 mil.

Na loja Santa Blasfêmia, ela comercializava imagens de santos com elementos de personagens como Batman, Chapolin Colorado e Galinha Pintadinha. O Vaca, no entanto, não se intimidou: “Divulgue a arte da sua cidade que é livre, laica e não aceita censura!”.

Mas não é só de polêmica que vive o festival: Serão mais de 60 atrações, incluindo bandas e DJs. Até agora, já foram divulgados Gabriel, O Pensador, Mombojó, Hellbenders, Carne Doce, Rafael Castro, Ventre, Ara Macao, Francisco El Hombre, VMG, Overfuzz e Dogman. Neste ano, o festival será realizado no Centro Cultural Martim Cererê.