Uva pode ser mortal se ingerida por cães, revela pesquisa
07 julho 2023 às 17h19


COMPARTILHAR
Tutores de cães devem ficar sempre em alerta sobre quais alimentos dar ao seu pet. Especialistas advertem que essa é uma questão a ser esclarecida entre o dono e o médico-veterinário do animal, principalmente quando se trata de frutas. De acordo com pesquisadores do Hospital Veterinário Grady, em Cincinnati, nos Estados Unidos, acidentes causados por ingestão de frutas também são mais comuns em residências onde há crianças.
Dentre algumas frutas que não são recomendadas para pets, a uva pode ser mortal se ingerida acidentalmente pelo cão ou dada intencionalmente pelos tutores. Durantes testes, os pesquisadores concluíram a presença de substâncias nas uvas que podem ser altamente nocivas aos cachorros.
“Percebemos que o ácido tartárico e o bitartarato de potássio estão em altas concentrações nas uvas, e os cães são de uma espécie que demonstrou ser sensível aos compostos”, informou uma das autoras da pesquisa, a veterinária Colette Wegenast.
Ao consumir a uva, o animal sofrerá de insuficiência renal aguda, que poderá leva-lo à morte em poucos dias. Isso significa que, qualquer pessoa ao comer uvas perto de algum peludo, deve tomar cuidado com algumas que acidentalmente venham a cair no chão.
Leia também:
Cachorro é arrastado com camionete em rodovia
Cachorro tenta seguir dono, se perde e anda 10 km para reencontrar tutor em SP