Parceria entre Polícia Militar e Consórcio Rmtc busca garantir mais segurança aos usuários do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia

whatsApp tamanho DESATAQUE

Passageiros e funcionários da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (Rmtc) podem denunciar crimes ou atitudes suspeitas dentro de ônibus e terminais através do WhatsApp. Esse serviço de denúncia vai ser possível graças à instalação de um posto da Central de Segurança de Transportes do Consórcio Rmtc dentro do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom).

A parceria firmada entre as concessionárias do transporte público e a Secretaria da Segurança Pública de Goiás tem o objetivo de combater a criminalidade no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. O serviço já vinha sendo realizado de forma experimental desde março deste ano e, desde então, já recebeu e encaminhou mais de 1.400 denúncias que resultaram em aproximadamente 100 detenções.

O Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Divino Alves, defendeu que a atuação conjunta dos operadores do transporte público e dos órgãos de segurança pública garante maior agilidade nas ações de prevenção e resposta à criminalidade dentro de ônibus e terminais.

Ele também destacou que a participação da população nesse processo é de extrema importância.  “Cada cidadão precisa entender que segurança pública é uma responsabilidade de todos nós, seja na cautela e atenção com o que ocorre à sua volta, seja no ato de fazer a denúncia sempre que perceber uma situação suspeita”, afirmou.

A partir da próxima quinta-feira (18/12), a divulgação do número e das instruções para denúncia deve ser intensificada nos terminais geridos pela Rmtc, nos ônibus e nos canais de comunicação da Polícia Milita e do Consórcio.

Como denunciar

Para denunciar casos de furto, roubo, violência sexual e ameaça à integridade física dentro dos ônibus e terminais, é só enviar uma mensagem de celular, via SMS ou WhatsApp, para o número (62) 8591-8952, informando o número do ônibus ou o nome do terminal e o que está acontecendo.

As denúncias são recebidas pelo posto da Rmtc dentro do Copom e analisadas. Depois de filtrar as informações, o posto solicita rapidamente o apoio da viatura mais próxima ao local da ocorrência.

O serviço funciona todos os dias das 4h30 à 1h da madrugada e trata exclusivamente de denúncias relacionadas à segurança pública. Para outros assuntos, como informações, sugestões ou reclamações sobre a operação do transporte coletivo o passageiro deve ligar diretamente no Call Center da Rmtc: 0800-648-2222.

*Com informações da assessoria de comunicação da PMGO