Usinas de etanol fabricam álcool líquido 70 para ajudar estado no combate ao coronavírus

Produção será doada ao Governo do Estado para higienizar hospitais públicos, asilos, presídios e unidades socioeducativas

Usina Etanol Carmo Rio Verde | Foto: divulgação

O Sindicato da Indústria e Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e Governo do Estado de Goiás fizeram uma parceria em que empresas associadas vão ajudar no combate ao novo coronavírus. “As unidades produtores de  açúcar e etanol associadas ao Sifaeg, atendendo a um apelo pessoal do governador Ronaldo Caiado (DEM), irão disponibilizar a produção do álcool líquido 70%. O governo precisa higienizar hospitais públicos, asilos, presídios, unidades socioeducativas e tem uma demanda estimada em cerca de 100 mil litros. Nossas unidades vão fazer doações de 10 mil litros mais ou menos, cada, e vamos poder atender a esta demanda do Estado”, informou André Rocha, presidente executivo da Sifaeg.

O presidente afirmou que o trabalho de distribuição do álcool líquido 70% já iniciou em cidades do interior do Estado. Ele lembrou, ainda, que estamos em entressafra, o que dificulta matéria prima para o produto. “Mesmo assim as unidades estão dando um jeito de transformar seu  hidratado, seu anidro ou de produzir um pouco para poder atender essa demanda do Estado. Tem unidades que estão, inclusive, comprando de outras unidades para fazer doação para o Estado, tendo em vista que ela não tem o produto disponível agora. É hora de ser solidário e fazer o possível. Infelizmente não podemos ajudar na fabricação do álcool gel porque falta um reagente, o carbopol, que não está sendo disponibilizado, mas temos uma unidade em Goianésia que está aumentando a produção dentro de seu limite, podendo utilizar o reagente para disponibilizar este produto”, explicou.

Rocha também acredita que, no momento, é necessário derrubar a resolução da Anvisa que impede a venda do álcool líquido em supermercado, farmácias e varejo. “Como há falta de álcool gel, seria uma solução a população poder higienizar com álcool 70%. A produção é rápida, em 48 e 72h já teremos o produto. De imediato já temos duas usinas que tem o produto e já vamos começar a acertar os detalhes operacionais para atender a rede pública”, disse.

Carmo do Rio Verde

No município de Carmo Rio Verde, a CRV Industrial firmou parceria com a Prefeitura e já fornece álcool 70% para a descontaminação na saúde pública municipal. A empresa ainda não trabalha com o produto em formato gel. No entanto, o álcool líquido a 70% foi comprovadamente eficaz na descontaminação e será utilizado no Hospital Municipal, nos postos de saúde, nos ambulatórios, nas ambulâncias e macas, sendo estes os locais de maior probabilidade de contaminação da população e profissionais da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.