Presidente José “Pepe” Mujica não disputa a reeleição, mas o candidato governista lidera pesquisas de intenção de votos

mujica tabareNeste domingo (26/10), não é só o Brasil que escolhe seu próximo presidente. O Uruguai também passa por um processo eleitoral em que concorrem o ex-presidente daquele país, Tabaré Vázquez, da Frente Ampla, e o oposicionista Luis Lacalle Pou, do Partido Blanco.

Responsável por projetar o país internacionalmente ao adotar medidas consideradas polêmicas, o atual presidente, José “Pepe” Mujica, chegou ao local de votação em seu Fusca 1987 conduzido por um motorista. Lá, foi saldado aos gritos de “Pepe” por eleitores e partidários presentes.

Pepe foi o responsável pela liberação e regulamentação da produção e da distribuição da maconha, do aborto e do casamento gay. Ele deixa o governo com 58% de aprovação.

O candidato governista, Tabaré Vázquez, desponta nas pesquisas de intenção de votos com 42% da preferência do eleitorado. Lacalle Pou tem 32%. O terceiro colocado da disputa, Pedro Bordaberry, do partido Colorado, tem 15%.

Pepe declarou que também está de olho nas eleições brasileiras e que está à espera da notícia da vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) para que possa parabeniza-la.