Ursa pode ser sacrificada após a morte de três jovens na Itália

11 maio 2023 às 17h03

COMPARTILHAR
Uma ursa de 17 pode ser condenada à pena de morte na Itália após a morte de três pessoas. A ursa conhecida como Gaia tem 17 anos de idade e seus três filhotes podem ficar órfãos caso a decisão do presidente da Província de Trento, que decretou que o animal fosse capturado e abatido, seja mantida.
A decisão gerou revolta na população italiana e por instituições de defesa dos animais. Um recurso apresentado pela LAV pede a suspensão do abate do animal. A ursa está em uma reserva para animais enquanto aguarda a decisão sobre seu destino.
No começo de abril, o italiano Andrea Papi, de 26 anos, foi morto por um urso enquanto corria próximo a uma floresta. Exames genéticos identificaram que Gaia foi a responsável pela morte do jovem. Em 2020, ela já havia atacado dois caçadores.
Os pais de Gaia foram enviados para a Itália através de um projeto financiado pela União Europeia para aumentar a população de ursos pardos alpinos que estavam quase extintos no país.
O programa começou em 1999 com quatro ursos machos e seis fêmeas, nas florestas de Trento. Os animais teriam se reproduzido mais do que o esperado e a estimativa é que hoje vivem cerca de 120 animais na região.