UPA Chácara do Governador terá atendimento de pediatria 24 horas

Unidade passou por ampla reforma e adequações para ser transformada em Unidade de Pronto Atendimento

 Prefeitura aposta na transformação de Cais em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) | Foto: Reprodução

O prédio onde funcionava o Cais Chácara do Governador foi ampliado em 485m², chegando agora a 1.944m² de área construída e passou por várias modificações para se adequar ao padrão UPA 24h do Ministério da Saúde. Com a transformação, a unidade que atendia em média 2 mil pessoas por mês, passará a atender 4.500. A inauguração da nova estrutura deve ser realizada ainda nesta semana.

As principais mudanças com a criação da UPA ocorreram na urgência que agora passará a contar com pediatra 24 horas. O número de consultórios médicos passou de três para cinco, a sala vermelha onde ficam os pacientes que precisam ser estabilizados antes de serem encaminhados a um hospital, tinha um leito com respirador, agora serão 3 leitos, todos com respirador.

O número salas de classificação de risco passa de uma para duas. A unidade também teve a recepção ampliada, a área de ambulâncias coberta e aumento do número de salas de repouso e sanitários para os funcionários. No ambulatório continuam os atendimentos nas especialidades médicas de ginecologia, urologia, dermatologia, pediatria e alergia, além dos serviços de psicologia, fonoaudiologia e odontologia.  

Mais UPAS e reformas

As obras de reforma e ampliação do Cais Guanabara estão em pleno andamento para que a unidade também seja transformada em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Porte III. Este tipo de unidade consegue atender casos mais graves, por isso foi realizada a readequação de três novos leitos de reanimação.  Os consultórios também serão adequados às portarias do Ministério da Saúde.

A área construída ganhará mais 600m2 , passando dos atuais 1.700 m² para 2,280 m². A nova unidade será adaptada para ser totalmente acessível, com adequações no balcões da emergência e na recepção do ambulatório. Os consultórios odontológicos passarão de 5 para 6 e serão atenderão as novas normativas. A unidade também contará, com novas salas de classificação de risco e quarto de isolamento individual. 

Com a reforma a unidade que  atendia em média 5,5 mil pessoas por mês, passará a realizar  mais 10.100 atendimentos mensais entre urgência, ambulatório e saúde da família.

UPA Jardim América

A prefeitura trabalha ainda na retomada de outras obras, entre elas a transformação do Cais Jardim América em UPA. Após um período de paralisação devido à desistência da empresa responsável pela construção, nova licitação foi realizada e a obra reiniciada em junho seguindo, agora, normalmente com 75% já concluída.

 O Cais Cândida de Morais também está sendo reformado para melhorar o atendimento aos usuários do SUS. O setor de urgência e emergência foi o primeiro a receber as mudanças. A unidade terá enfermarias masculina e feminina separadas, sala de isolamento, banheiros acessíveis, além de adequações como; troca de piso e reparos nas redes elétrica e hidráulica. A obra está com 80% concluída.

Outra unidade que está sendo reformada é o Ciams Pedro Ludovico. A reforma foi iniciada em julho e contará com diversas melhorias, como a readequação e ampliação de todos os consultórios de acordo com as especialidades oferecidas na unidade. O ambiente será completamente restaurado, vai ganhar uma recepção mais moderna e confortável, além de banheiros novos. Pisos, portas e telhados serão trocados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.