Unidade do IFG será implementada em Quirinópolis
13 março 2024 às 08h40
COMPARTILHAR
Uma unidade do Instituto Federal de Goiás (IFG) será implementada em Quirinópolis, município localizado no Sul de Goiás. O Prefeito Anderson de Paula (PDT) esteve em Brasília, no Distrito Federal, no fim do mês passado para transformar o prédio do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (CREDEQ) em um polo educacional.
O Estado de Goiás vai receber três novas unidades de Institutos Federais (IFs) nos municípios de Porangatu, Quirinópolis e Cavalcante. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na última segunda-feira, 12, um decreto que cria oficialmente as unidades em Goiás, além de outras 97 em todo o País.
Durante as tratativas, o prefeito de Quirinópolis disse que o município sairia na frente em termos de estrutura e a unidade poderia se transformar em das maiores e melhores do Estado. Segundo ele, Quirinópolis é uma potência econômica, sobretudo na produção de cana de açúcar. Com isso, a cidade necessita de mão de obra técnica e especializada para atender a crescente demanda de mercado.
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia pontuou que há um projeto para a abertura de 100 novos IFs no Brasil, indicando possíveis caminhos para a realização. Os recursos já estão assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo qual o governo vai investir nas obras R$ 3,9 bilhões.
Linha do tempo da abertura de universidades e institutos federais no Brasil:
De 2003 a 2010 – criação de 214 novas unidades de institutos federais;
De 2011 a 2016 – criação de 208 novas unidades de institutos federais;
De 2016 a 2018 – criação de 21 novas unidades de institutos federais;
De 2019 a 2022 – criação 16 novas unidades de de institutos federais, por meio de portaria de funcionamento;
De 2017 a 2022 – criação de cinco campis de universidades federais e de outras nove universidades, por meio de desmembramento.