União gay: 90% dos parlamentares do PT são a favor. Do PSDB, só 43%
13 outubro 2015 às 18h00
COMPARTILHAR
Datafolha revela que congressistas dos dois partidos também têm opiniões conflitantes quando o assunto é o reconhecimento em lei da união entre pessoas do mesmo sexo
Pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (13/10) pelo jornal “Folha de S. Paulo”, mostra que os parlamentares dos dois partidos mais representativos do País têm opiniões diferentes quando o assunto é o reconhecimento em lei da união de pessoas do mesmo sexo.
Conforme o levantamento, 90% dos congressistas do PT defendem que uma família pode ser formada pela união de dois homens ou de duas mulheres, enquanto apenas 43% dos tucanos compartilham do mesmo posicionamento.
Curiosamente, a pesquisa mostrou que o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo é maior entre oposicionistas. No Senado, 53% dos parlamentares governistas são favoráveis. Já os que pertencem a partidos de oposição contabilizam um índice de 83%.
Em âmbito geral, a pesquisa mostra que a maioria dos congressistas apoia a união gay. Entre os deputados e senadores ouvidos, 53% afirmaram que a lei deve reconhecer formações familiares com a união de pessoas do mesmo sexo. Outros 37% avaliaram que uma família só pode ser formada entre um homem e uma mulher, enquanto 10% não se posicionaram.
O Datafolha entrevistou 289 deputados federais e 51 senadores até a última sexta-feira (9/10). A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.