União de Marconi e Vanderlan muda configuração política em Goiás
07 setembro 2016 às 12h56

COMPARTILHAR
Aliados avaliam que parceria pela Prefeitura de Goiânia renovou cenário

Adversários na disputa pelo governo de Goiás em 2010 e 2014, Marconi Perillo (PSDB) e Vanderlan Cardoso (PSB) agora caminham juntos na disputa pela prefeitura de Goiânia.
A união será definitivamente selada com a entrada do tucano-chefe na campanha do empresário — em evento previsto para o dia 14, no Tatersal de Elite. Tanto do lado do PSDB como do PSB, a aproximação tem sido avaliada como o início de um novo tempo na política — que simboliza a maturidade das articulações e projetos.
Vanderlan mantém sua autonomia e a liderança da candidatura, mas ganha o reforço de peso do governador do Estado — que tem histórico de vitórias em Goiás, afinal, foi eleito para um quarto mandato.
Palacianos avaliam que, acima de qualquer rivalidade política, está em jogo o desenvolvimento de Goiânia, que nos últimos anos enfrentou crises financeira e administrativa. Do lado de Vanderlan, a chegada de Marconi é vista como simbólica. “O governador nunca perdeu eleição para Iris. Foram três enfrentamentos contra o peemedebista e três vitórias”, lembrou uma fonte.
Com a crise nacional, Marconi tem afirmado que o jeito “tradicional” de fazer política está ultrapassado, a população não suporta mais e é preciso mudar radicalmente. Nesse sentido, o governador chegou a propor aliança com Iris Rezende e disse que o apoio do PSDB à candidatura irista só dependeria do PMDB — que rejeitou.
O governador vê a parceria com Vanderlan como uma chance de trazer para Goiânia obras e benefícios históricos. Marconi hoje é afinado com o governo do presidente Michel Temer (PMDB), tem bom trânsito com todos os ministros e com Vanderlan na prefeitura firmaria uma tríade em prol da capital: governo federal, governo estadual e prefeitura falando.
Vale lembrar que o governador sempre quis estabelecer essa mesma parceria com o atual prefeito, Paulo Garcia (PT), mas a interferência e o ódio de Iris Rezende atrapalharam a relação.
Tanto que o próprio prefeito, depois de romper com Iris, assumiu que o cacique peemedebista atrapalhava sua relação com Marconi. Governador e prefeito estão mais próximos do que nunca e a parceria já deu frutos: o Ministério das Cidades garantiu recursos para o BRT de Goiânia, que é a principal obra da atual gestão municipal.

