A Universidade de Brasília (UnB) está entre as melhores universidades do mundo, segundo o ranking Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos. Conforme o estudo, a UNB está no grupo das 4% mais bem avaliadas, aparecendo em 836º lugar nas 20.966 instituições de ensino superior que compuseram o estudo. 

Leia também

UFG mantém posição entre as 20 melhores universidades do País em ranking nacional

Ranking coloca a UFG entre as 50 melhores universidades da América Latina

Além do destaque internacional, a UnB se consolidou como a 11ª melhor universidade do Brasil, sendo reconhecida como a 7ª melhor instituição federal do país. O avanço também foi observado no cenário  latino-americano, ocupando agora o 19º lugar.

Os investimentos direcionados para pesquisa e incentivos à publicação de artigos foram alguns dos fatores que contribuíram para o avanço da UnB no cenário internacional. Nesta edição, a universidade superou a nota geral que recebeu em 2019, quando o CWUR mudou a metodologia de avaliação. 

Naquele ano, a Universidade de Brasília marcou 71,4 pontos, sua melhor pontuação até então. Agora, em 2024, foram 71,5. Os resultados revelam um crescimento significativo na empregabilidade dos alunos, elevando-se da 1.081ª para a 998ª posição, e na produção científica, avançando do 822º para o 803º lugar.